Projeto amplia oferta de modalidades de seguro ao produtor rural
Segundo o autor, o Congresso já avançou bastante com as leis da subvenção ao prêmio do seguro e do Fundo de Catástrofe (Lei Complementar 137/10). Ainda assim, segundo Vieira Lima, a lei de subvenção apenas remeteu a definição das modalidades de seguro ao regulamento, e este simplesmente manteve a redação original, provocando uma lacuna normativa da qual os bancos se aproveitam para manter a oferta convencional de um seguro de crédito.
“Os seguros de renda ou faturamento bruto, de preços e de produtividade física, fundamentais para manter os patamares e a estabilização da renda setorial, já praticados em outros países, não se encontram, portanto, no elenco disponibilizado aos agropecuaristas brasileiros e, assim, não vêm sendo praticados pelas seguradoras”, observou.
Para Vieira Lima, o objetivo do projeto é definir as modalidades de seguro na própria lei, fazendo com que as seguradoras passem de imediato a ofertá-los.
Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
0 comentário
Nova bolsa de valores brasileira deve iniciar fase de testes no começo de 2025
Agro Norte comemora 30 anos de trajetória com sólida parceria firmada com produtores em todo o Brasil
Famato recebe delegação argentina e debate estratégias para o agronegócio
100% das embalagens plásticas de defensivos agrícolas usadas no Brasil são recicladas
Dólar recua após dados de inflação dos EUA fortalecerem apostas em corte de juros pelo Fed
PIB do agro do Brasil surpreende no último trimestre e deve voltar a crescer em 2024, diz CNA