Ministério da Agricultura orienta plantio de três culturas

Publicado em 09/01/2012 06:42
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 06 de janeiro, o zoneamento agrícola do trigo de sequeiro para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mais o Distrito Federal; e do trigo irrigado para os estados do Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal. A orientação também se refere ao plantio da cevada de sequeiro para os estados da região Sul e da cevada irrigada para Goiás, Minas Gerais e São Paulo, mais o Distrito Federal. O estudo apontou ainda orientação para o plantio da terceira safra de feijão no estado do Paraná, feito entre os meses de fevereiro e março.

Nas regiões tradicionais de cultivo comercial de trigo, os maiores riscos de perda de produção estão relacionados com o excesso de chuvas na colheita, temperaturas elevadas e deficiência hídrica. No caso da cultura do trigo irrigado, o rendimento é influenciado pelas condições climáticas das áreas de cultivo. Por isso, o trigo irrigado se adapta nas zonas tropicais e subtropicais. O plantio sob condições controladas de irrigação e manejo adequado apresenta grande potencial de produção, alto rendimento de GRÃOS e estabilidade de produção.

A cevada de sequeiro é uma opção de cultivo de inverno para os produtores de GRÃOS da região Sul do país. Por ser precoce e tolerante ao frio, pode ser semeada e colhida mais cedo que os demais cereais de inverno. Já a cevada irrigada é alternativa para o inverno, especialmente no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também na região sudeste do país.

O feijão é uma fonte de proteína que faz parte da alimentação básica de grande parte da população. Trata-se de uma cultura apropriada para compor desde sistemas agrícolas intensivos, altamente tecnificados, até aqueles com menor uso tecnológico, principalmente de subsistência. Na safra 2010/2011, o Paraná cultivou 6,1 mil hectares de feijão (3ª safra), com produção de 4,3 mil de toneladas, de acordo com dados do levantamento da COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB), referente a dezembro de 2011.

Com a divulgação do zoneamento agrícola, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento quer identificar os municípios e os períodos de semeadura, para as culturas, em condições de baixo risco climático nas regiões Estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário