Sementes de aveia preta da Embrapa estão disponíveis para cultivo de inverno

Publicado em 12/01/2012 08:09
Com o fim da safra de verão, é hora de plantar uma cultura de inverno, que melhora as condições do solo, mantendo-o coberto com adubação verde, e que pode ser utilizada para alimentação dos animais ou como mais uma opção de renda para o agricultor. A aveia preta é uma cultura, usada em rotação, responsável por melhorar as condições físicas, químicas e sanitárias dos solos. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disponibiliza aos produtores rurais sementes da cultivar de aveia preta Embrapa 29 (Garoa), desenvolvida pela Embrapa Soja, Londrina, PR.

A cultivar Embrapa 29 (Garoa) tem ciclo precoce de 110 a 130 dias, hábito vegetativo ereto, moderada resistência ao acamamento, à geada e às ferrugens do colmo e das folhas. Pode ser semeada “a lanço” ou no espaçamento de entrelinhas de 17 a 20 cm, com um gasto médio de sementes de 70 kg/ha, variando conforme região de cultivo e finalidade de uso. A produção de massa seca por hectare varia de três a oito toneladas e a produção de sementes de 500 a 2000 kg/ha.

A aveia preta (Avena strigosa Schreb.) é uma planta da família das gramíneas ou poáceas, muito rústica, com excelente capacidade de perfilhamento e produção de massa verde. Em geral, produz mais forragem que as aveias branca e amarela, por isso também é chamada de aveia forrageira.

A planta é utilizada para cobertura, adubação verde, produção de forragem em pastejo direto, feno, silagem e grãos para a alimentação de bovinos de corte e leite. A produção de feno aumenta ainda as possibilidades de utilização da aveia, permitindo o seu transporte, armazenamento e comercialização. É uma opção de alimentação do rebanho nos períodos mais críticos do ano

A aveia preta apresenta resistência à seca e tem desenvolvimento rápido, impedindo a infestação de plantas invasoras indesejáveis. Desenvolve-se em baixas temperaturas, apresenta tolerância ao alumínio, baixa incidência de pragas e doenças, facilidade de produção de sementes e baixo custo de produção.

Para o gerente do Escritório de Negócios de Dourados da Embrapa Transferência de Tecnologia, Huberto Noroeste dos Santos Paschoalick, a aveia preta tem a vantagem de gerar uma boa produção de forragem e grãos, mesmo sob baixas temperaturas e estresse hídrico e ainda melhorar, significativamente, os atributos químicos e físicos do solo com influência positiva no rendimento das culturas subseqüentes de verão.

Informações sobre a aquisição de sementes da Cultivar Embrapa 29 (Garoa)
Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Dourados
Rodovia Dourados - Caarapó, Km 6 – Caixa Postal 661
CEP: 79804-970 – Dourados, MS
Telefone: (67) 3425-5165; Fax: (67) 3425-0811
E-mail: [email protected]

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário