SP: Preços agrícolas sobem 0,54% no encerramento de janeiro

Publicado em 07/02/2012 13:28
O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, encerrou janeiro em alta de 0,54%, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O índice de preços dos produtos de origem vegetal subiu acima da média (3,84%), enquanto o índice de preços dos produtos de origem animal apresentou for queda (8,28%). No acumulado de 12 meses, o índice geral aumentou 13,43%, devido à alta de 18,68% do índice de produtos vegetais, uma vez que o índice de produtos animais caiu 1,86%.

Entre os produtos analisados em janeiro, oito (todos de origem vegetal) apresentaram alta nos preços, enquanto 12 produtos sofreram redução (seis do setor vegetal e todos os do segmento animal). As altas mais expressivas ocorreram nos preços da batata (91,10%); do feijão (35,05%); do tomate para mesa (24,12%) e da laranja para indústria (5,55%).

O aumento vertiginoso no preço da batata deve-se ao final da safra atual e à perspectiva de escassez conjuntural acirrada, em virtude das dificuldades de colheita e transporte para o mercado, ocasionadas pelas chuvas, que deixam o solo encharcado e as estradas vicinais alagadas, dizem os pesquisadores Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti, José Alberto Angelo e José Sidnei Gonçalves.

Já os preços do feijão, segundo a análise do IEA, vêm sendo impulsionados pela menor oferta, gerada pela quebra de safra (estimada em mais de 10% nas regiões que fornecem produtos nesta época do ano), e a perspectiva de que apenas o início da colheita da próxima safra irá normalizar o mercado.

No caso do tomate, as perdas ocasionadas pelas chuvas neste final de safra reforçaram o declínio da oferta do produto, aumentando os preços recebidos pelos produtores, observam os técnicos do IEA. Por sua vez, a desvalorização cambial e a entrada da entressafra elevaram os preços da laranja para indústria em face das disposições contratuais.

As quedas mais relevantes foram verificadas nos preços da carne de frango (25,27%); dos ovos (8,86%); do amendoim (8,36%) e da carne suína (7,41%).

Acumulado de 12 meses

No acumulado dos últimos 12 meses, o índice geral registrou alta de 13,43%, sustentado pelos maiores preços da cana (acréscimo de 33,75%), de acordo com os analistas do IEA. Sem a cana-de-açúcar, o índice geral de preços agropecuários apresenta fechamento negativo de 2,20%. "Isto fica claro quando, ao se avaliar o IqPR-V (vegetais), o acumulado tem alta de 18,68%. Sem a cana a variação fica negativa em 4,50%."

A análise da variação mensal dos índices de preços agropecuários nos últimos 12 meses permite verificar comportamentos distintos, ou seja: os produtos vegetais crescem até maio de 2011 com salto, em decorrência do reposicionamento da cana na entrada da safra. Desde então, mostra-se queda abrupta em junho-julho, com manutenção de patamar até dezembro e elevação em janeiro.

Já os produtos animais, de acordo com os pesquisadores, apresentam desempenho errático, com idas e vindas de novembro de 2010 a abril de 2011. De abril de 2011 a junho de 2011, apresentam queda expressiva, seguida de alta puxada pela carne bovina na entressafra e pela carne de frango devido aos altos preços internacionais. Em setembro, verifica-se queda e, em outubro, ascensão, numa realidade em que todos os índices convergem para cima no novo ciclo de aumento dos preços agropecuários. Em janeiro, contudo, observa-se queda abrupta puxada pelo recuo dos preços das carnes.

Na variação de preços entre janeiro de 2011 e janeiro último, os maiores incrementos, todos em patamar acima da inflação (IPCA-IBGE), ocorreram no feijão (142,42%); na cana-de-açúcar (33,75%); na banana nanica (29,73%); no tomate para mesa (19,87%); no café (18,48%); no leite C (18,17%); no leite B (13,27%); nos ovos (9,58%); na batata (9,29%); e no milho (7,32%)

Já as reduções mais significativas foram verificadas nos preços da laranja para mesa (-50,75%); do algodão (-44,75%); da laranja para indústria (-29,17%); da carne de frango (-19,29%); da soja (-7,62%); da carne suína (-4,54%); do arroz (-4,35%); do trigo (-3,24%) e da carne bovina (-3,06%).

Em síntese, "na totalidade, os preços agropecuários mostram viés de alta comparativamente às cotações do ano anterior, em especial nos principais produtos da agropecuária paulista", concluem os pesquisadores do IEA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. de Agricultura de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário