Conab projeta queda na produção de grãos devido à seca

Publicado em 10/02/2012 07:15
Aumento na produção de milho safrinha compensará as perdas ocorridas no Sul do país.
Problemas regionalizados como a estiagem no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina afetaram a produção das lavouras de soja, milho e trigo. A quebra na produção de milho no Rio Grande do Sul chega a 40% e, em Santa Catarina, 35%. A situação agrícola foi apresentada durante o quinto levantamento da safra 2011/2012 de grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta quinta-feira, 9 de fevereiro,em Brasília.

Para o secretário de Política Agrícola do ministério, Caio Rocha, o governo já está adotando medidas de apoio à comercialização do milho e também para o trigo para amenizar os prejuízos dos produtores rurais. Portaria autorizando o leilão de trigo foi publicada hoje, no Diário Oficial da União (DOU).

O levantamento realizado pela Conab, entre os dias 16 e 21 de janeiro, destaca o crescimento de 6% na produção de milho safrinha. Fatores como preço, adoção de tecnologias, como o uso de fertilizantes, e também as condições climáticas favoreceram o incremento da produção do milho safrinha, no entendimento do secretário. Os estoques de passagem chegam a 1,8 milhões de toneladas de milho no país, grande quantidade no Mato Grosso, indica que não haverá desabastecimento do produto no mercado interno.

O diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto, lembrou que a estiagem que começou em novembro no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul se acentuou em meados de dezembro, gerando quebra nas lavouras de milho e soja. Paraná plantou sementes de variedades precoces, suscetíveis às condições climáticas. “Os produtores arriscaram colher a soja e resolveram plantar mais cedo o milho. Foi uma aposta equivocada. Cada semana que passa, temos percebido a recuperação das chuvas no Rio Grande do Sul mas a situação ainda é preocupante. Com relação à soja, os próximos levantamentos poderão se reajustados em valores menores”, alertou Porto.

Ele acrescenta que o clima favorável no Mato Grosso, onde os produtores já colheram a soja e plantam milho safrinha foi positivo. “Vamos ter uma compensação de produção crescimento da área de 29% em relação ao ciclo anterior, um incremento de 25 milhões de toneladas”, disse.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário