VBP referente aos principais produtos soma R$ 214,6 bilhões
O coordenador geral de planejamento estratégico do Mapa, José Garcia Gasques, atribui os dados aos preços favoráveis e à boa produção no ano. Os produtos que mais contribuem para esse resultado são: o algodão, com aumento real de 36,2% no valor; a cana-de-açúcar (21,6 %); o milho (20,2%), a banana (7,9%); o tomate (10,7%); e o café (6,6 %). Outros produtos também com variação positiva, mas em menores percentuais, no valor são cebola e feijão.
Vários produtos vêm registrando redução no valor da produção em 2012. As principais reduções do valor foram verificadas no arroz (-16,8%), na batata inglesa (-36,6%), no cacau (-8,9 %), no fumo (-19,9 %), na mandioca (-16,9%), na soja (-5,2%), no trigo (-20,3%) e na maçã (-6,6%).
As estimativas regionais para o VBP mostram que as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste apresentam estimativas de maior valor em relação a 2011. A exceção é a redução do valor na região Sul devido às quebras de safra de soja e milho no Rio Grande do Sul e no Paraná. Isso afetou acentuadamente a renda nesses estados, na avaliação do coordenador geral do Mapa, José Garcia Gasques.
No Rio Grande do Sul a redução no valor em 2012 está estimada em 21,2 %. No Centro-Oeste, o modesto aumento do valor da produção neste ano está relacionado principalmente ao pior desempenho do algodão em relação à produção e ao preço. Deve-se observar ainda que o resultado apresentado pelo Mato Grosso do Sul se deve à introdução neste ano dos valores da cana-de-açúcar no estado.
0 comentário

Guerra comercial entre EUA e China impulsiona mercado de fazendas no Brasil

Auditores fiscais federais agropecuários aprovam mobilização contra privatização da inspeção

ADM fecha fábrica de processamento de soja em Kershaw, Carolina do Sul (EUA)

Reuters: O que se sabe sobre a possibilidade de Trump demitir chair do Fed

Mercado reduz projeção de inflação neste ano e vê PIB mais alto em 2025 e 2026, mostra Focus

Putin está disposto a discutir pedido de Zelenskiy para cessar ataques à infraestrutura civil, diz Kremlin