Números mostram que PAC não passou de um factóide eleitoreiro

Publicado em 09/03/2012 06:42
blog de Polibio Braga (RS) e Lauro Jardim (de veja.com.br)

Se alguém ainda tinha dúvidas sobre o caráter fantasioso do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, lançado em 2007, basta pegar a lista de obras aprovadas para o RS e para os demais Estados, conferir o estado de cada uma delas e constatar a grande farsa.

. Aliás, nem é preciso viajar, porque está tudo no relatório apresentado pelo próprio governo na quarta-feira. 

. O jornal Valor desta quinta-feira, fez um pequeno resumo do relatório e constatou que 13 das 19 obras “estruturantes ”(nenhuma delas fica no RS) caminham totalmente fora do prazo, embora o governo diga que estão dentro do prazo – mas do novo prazo.

. Aliás, algumas  destas 19 obras estruturantes, que somam R$ 166 bilhões, que seriam entregues pelo próprio Lula, não serão entregues sequer por Dilma, caso ela não seja reeleita.

. O governo anunciou que Dilma selecionou 20 grandes obras para fazer visitas pessoais, visando desatar nós. Esta lista seria incluída numa espécie de PAC do PAC. 

- Viciado em PAC, o governo federal costura o PAC da Agricultura, conforme confirmou o próprio ministro Mendes Filho.


Mendes Filho está forte no ministério

Ao contrário do que transita por alguns jornais, nem de longe o ministro Mendes Filho está insatisfeito ou a presidente está insatisfeita com ele.


Rebelião do PMDB é mesmo para valer... enquanto durar

Quando saiu de Brasília para visitar Porto Alegre, nesta quinta, o senador Vicente Raupp deixou atrás de si um fogaréu político aceso pelos líderes do PMDB no Senado e na Câmara, insatisfeitos com o modo como a presidente Dilma Roussef trata os interesses do Partido.

. A grita é para valer, pelo menos enquanto durar o queixo duro de Dilma.

. A insatisfação tornada pública pelo PMDB, interessa também aos demais Partidos que são também maltratados pelo governo, com ênfase para o PDT.

. Sem jogo próprio de cintura e sem articulador político de peso e que respeite, a presidente só ouve o ex-presidente Lula, que neste momento não fala. 

- Se não houver acerto até lá, o PMDB prometeu derrotar o governo, novamente, no caso da votação do Código Florestal.


Por que Dilma foi derrotada

ANTT e Bernardo Figueiredo levam Dilma à derrota no Congresso

O voto secreto foi um dos principais responsáveis pela derrubada de Bernardo Figueiredo (leia mais em Indicação derrubada), o indicado de Dilma Rousseff para o comando da ANTT.

Momentos antes da votação no Senado, Roberto Requião apresentou requerimento para derrubar a indicação de Figueiredo. Como a votação foi aberta, o resultado foi positivo para o Planalto: 37 a trinta a favor de Figueiredo.

Na hora da análise final, Requião fez questão de pedir que José Sarney confirmasse a votação secreta. A partir da resposta afirmativa de Sarney, a rebelião se consumou.

A indicação de Dilma foi preterida pelos senadores por diferentes fatores: teve peso de ouro a atuação da bancada peemedebista, inflada por Requião e pelo descontentamento de Renan Calheiros. Falou alto também a insatisfação da base governista que chegou ao limite e explodiu. Disse Romero Jucá:

- Os senadores estão desgostosos por diversos motivos: o ministro que não atendeu, a indicação que não saiu, a emenda que não foi liberada…

O silêncio tomou conta do plenário do Senado nos instantes que antecederam a divulgação do resultado da votação. Imediatamente à revelação, parte dos peemedebistas festejou com Roberto Requião e outra parte tratou de esvaziar o plenário.

Por Lauro Jardim
19:28 \ Congresso

Recado para o PT

Um graúdo líder da base governista no Senado interpreta assim a queda de Bernardo Figueiredo da ANTT:

- É um recado claro de que o PT sozinho não consegue nada aqui. Isso aqui não é só o PT. A Dilma tem que saber que existe base também. Acabou esse negócio de mandar qualquer coisa aqui e a gente aprovar. Agora tem que conversar.

Por Lauro Jardim
19:27 \ Congresso

Gostinho de votar contra

Aloysio, radiante com a derrota do governo

Radiante com a derrota de Dilma Rousseff no plenário do Senado nesta tarde, Aloysio Nunes Ferreira resumiu assim a votação que derrubou Bernardo Figueiredo do comando da ANTT:

– Votar contra o governo é tão bom que isso não pode ser privilégio só da oposição.

Por Lauro Jardim



Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog Polibio Braga (RS)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário