2º Seminário Anual do Programa Soja Plus, em Brasília, reuniu deputados, representantes do governo, de ONGs e de embaixadas

Publicado em 05/04/2012 14:15
Com a presença de 80 participantes – deputados federais, representantes do Ministério da Agricultura, do Ministério do Meio Ambiente, do Banco do Brasil, das embaixadas dos EUA, da Alemanha e da Holanda, de organizações não-governamentais (ONGs) e empresariais do setor agrícola, realizou-se no dia 3 de abril, terça-feira, em Brasília, o 2º Seminário Anual do Programa Soja Plus, de melhoria da gestão da propriedade rural, criado em 2010.

Neste ano, os organizadores do Soja Plus levaram para o seminário o tema dos desafios da adequação da legislação trabalhista na propriedade rural brasileira, que foi apresentado por Cristiano Zaranza, chefe da assessoria jurídica da CNA – Confederação Nacional da Agricultura.

A falta de orientação ao produtor rural nessa área foi um dos temas que justificou a instituição do programa Soja Plus, que tem como principal objetivo sensibilizar, capacitar e oferecer assistência técnica para o produtor se adequar às rigorosas legislações socioambientais em vigor.
 
O diretor executivo da Aprosoja MT, Marcelo Duarte, falou sobre os resultados do Soja Plus em 2011 e as ações que serão executadas em 2012. O superintendente do ARES – Instituto para o Agronegócio Responsável, Ocimar Villela, finalizou as apresentações, indicando a futura expansão do Soja Plus para outros estados brasileiros com tradição em sojicultura: Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio  Grande do Sul.
 
O Soja Plus apresenta uma metodologia de trabalho alicerçada em cinco módulos de gestão da propriedade rural: qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção, viabilidade econômica, qualidade do produto e responsabilidade social.
 
O programa é organizado pelas seguintes entidades:  ABIOVE – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, APROSOJA – Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso e SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Conta com os seguintes parceiros: Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA, Associação Nacional de Exportadores de Cereais - ANEC, Fundação MT, Instituto para o Agronegócio Responsável - ARES, Embrapa-Soja, Instituto Algodão Social, SENAR-MT, SENAR-BA e Universidade Federal de Viçosa.

Sucesso: Em 2011, 1.200 sojicultores e funcionários de Mato Grosso receberam material técnico, participaram de diversas oficinas de trabalho, cursos e treinamentos específicos sobre como realizar uma boa gestão da propriedade rural. O primeiro módulo do programa tratou de normas trabalhistas, saúde e segurança ocupacional.
 
No início de 2012, o Soja Plus foi apresentado em dias de campo para 3.100 produtores rurais, pesquisadores e estudantes de 10 municípios do MT. Ainda em 2012, foram contratados supervisores de campo (engenheiros agrônomos e florestais) para orientar individualmente os produtores a adotarem práticas ambientais e sociais sustentáveis em suas fazendas.
 
Os organizadores do Soja Plus escolheram Brasília para realizar o segundo seminário porque a capital federal pode proporcionar a desejada visibilidade que o programa pretende na fase atual. Brasília, sede do Executivo, do Legislativo, de organismos internacionais e embaixadas, é local ideal para divulgar as ações do Soja Plus. O Brasil e o mundo precisam conhecer aquele que pretende ser o melhor projeto em matéria de gestão da propriedade rural.
 
Deputados federais presentes: Estiveram presentes no 2º Seminário Anual do Soja Plus os deputados Reinhold Stephanes (PSD-PR), ex-ministro da Agricultura, Marcos Montes (PSD-MG), membro da Frente Parlamentar de Agricultura, Nilson Leitão (PSDB-MT), vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Luis Carlos Heinze (PP-RS).
 
Ministério do Meio Ambiente: A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foi representada por Paulo Cabral, secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do ministério.
 
Site do Soja Plus - Para outras informações sobre o Soja Plus, acesse www.sojaplus.com.br
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Soja Plus

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário