Programa de Habitação Rural avança no Tocantins e no Brasil

Publicado em 13/07/2012 08:39
Depois de conversar com a presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR, senadora Kátia Abreu, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, decidiu criar um grupo técnico para avaliar o andamento do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no País e buscar soluções para os entraves que possam dificultar o alcance das metas estabelecidas pela Presidência da República, de construir 60 mil unidades no campo até 2014. Disposta a superar a meta oficial de atingir 1.406 unidades no Tocantins neste período, a senadora mostrou os avanços realizados pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) no cadastramento de 1.772 famílias rurais, em 31 municípios.

Durante a audiência, a senadora Kátia Abreu enfatizou que a CNA e Federações têm todas as condições de atuar na mobilização das famílias rurais e desenvolver ações para viabilizar a execução das moradias pelo regime de empreitada global. Nesse sistema, segundo a presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR, caberá às Federações atuar nos Estados, mobilizando as famílias enquadradas no programa Minha Casa Minha Vida Rural, além de escolher as construtoras e fiscalizar as obras. “Vamos desenvolver o projeto social do programa, antes, durante e depois da construção das casas”, explicou.

O déficit de moradias no meio rural é de um milhão de moradias, segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo dados de estudo elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para a CNA, cerca de 4 milhões de domicílios pertencem às classes D e E no campo. Para a presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR, a execução do programa Minha Casa Minha Vida Rural seria um importante instrumento para garantir moradia com dignidade a essas famílias, estimulando sua ascensão à classe média rural.

O grupo técnico criado, hoje, pela Ministra do Planejamento deverá avaliar as dificuldades enfrentadas para a execução do Programa Nacional de Habitação Rural, que integra o programa Minha Casa Minha Vida, a maioria delas relacionadas à grande dispersão da população rural no campo. Deverá debater, também, a necessidade de aumentar o subsídio para a construção das moradias, de forma a atender às metas do PNHR. Participarão deste grupo a diretora de infraestrutura social e urbana do Ministério do Planejamento, Maria Fernandes Caldas, representantes do Ministério das Cidades, e a coordenadora de projetos habitacionais rurais do Instituto CNA, Kenniane Lenir Nogueira Barreira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário