Preços agropecuárias sofrem queda de 0,83%, informa IEA
Publicado em 30/10/2012 09:33
Após 18 quadrissemanas de altas consecutivas, o IqPR fecha negativamente na terceira quadrissemana de outubro. A queda do índice é puxada principalmente pelas cotações do tomate para mesa e da banana nanica. No período analisado, 11 produtos apresentaram alta de preços e 9 sofreram queda.
O IqPR – Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista registrou queda de 0,83% na terceira quadrissemana de outubro de 2012, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Os produtos que registraram as maiores altas foram: arroz (12,54%), batata (10,91%), laranja para mesa (9,71%) e carne suína (5,20%), afirmam os pesquisadores Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti e José Alberto Angelo, autores do artigo.
De acordo com o estudo, a lenta liberação de estoques de arroz pelos produtores motivou o reajuste dos preços do produto do campo ao consumidor final. Com relação à batata, a forte estiagem de agosto e setembro prejudicou a produção e provocou a elevação de seus preços. Depois de atingir valores muito próximos dos custos de produção, os preços da laranja de mesa mostram pequena reação.
No caso da carne suína, o aumento nos volumes de cevados, direcionados ao mercado internacional, via exportação, reduziu a competição no mercado interno e melhorou os preços recebidos pelos suinocultores em meados de outubro.
As maiores quedas desta quadrissemana foram: tomate para mesa (67,18%) e banana nanica (19,60%).
Recuperando-se da grande perda de safra em junho, a produção de tomate voltou ao normal reduzindo substancialmente seus preços. A elevação da temperatura e a maior ocorrência de chuvas começam a acelerar a formação dos cachos de banana e a aumentar a oferta. Por outro lado, começa também a aumentar a oferta de frutas concorrentes dando início a ciclo de preços declinantes.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
IEA
0 comentário

Cacau se recupera após dados de demanda melhores do que o esperado

Para especialista, Plano Safra deve conseguir atender em torno de 30% da demanda

Fávaro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade durante reunião do BRICS em Brasília

Prêmio Mulheres do Agro anuncia abertura de inscrições para oitava edição

Brasil tem oportunidade de se tornar maior exportador de alimentos do mundo após tarifas de Trump

Para aproveitar as novas oportunidades que surgem será necessário aumentar a produtividade