Para ANDATERRA, acordo entre Monsanto e CNA é ilegal e inconstitucional, assim como cobrança de royalties da Soja RR1 no Brasil

Publicado em 21/02/2013 16:16
O recuo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), anunciado ontem (20), em relação ao acordo entre a CNA e a empresa Monsanto quanto à cobrança dos royalties, causou surpresa, mas não muda o posicionamento da Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra (ANDATERRA). A Associação, que congrega cerca de 3, 7 mil produtores, entrou na justiça com uma ação contra a empresa Monsanto e a CNA, exigindo não apenas a anulação do acordo - inclusive do acordo individual entre Monsanto e produtores, referendado pela Confederação – além do reconhecimento da ilegalidade e inconstitucionalidade da cobrança dos royalties, e ainda a devolução em dobro aos produtores de tudo o quanto foi pago a título de royalties nos últimos cinco anos.

O acordo firmado entre a Monsanto e a CNA, e que vinha sendo firmado entre a multinacional e os produtores, referendado pela Confederação, liberava os signatários da cobrança de royalties pela tecnologia transgênica Roundup Ready 1 (RR1), desde que os agricultores reconhecessem o direito de cobrança de royalties pela Monsanto e renunciassem definitivamente a qualquer reclamação ou ação judicial relativa a RR1, anterior ao acordo, independentemente do resultado das ações já ajuizadas, ou que viessem a ser. Aos que não aceitassem os termos, os royalties continuariam sendo cobrados e seria vedado o acesso à segunda geração da soja transgênica, a RR2, que ainda não entrou no mercado. A RR1 é resistente ao herbicida glifosato, e a RR2, traz como adicional a resistência a insetos.

Para o advogado Felisberto Córdova, que representa a ANDATERRA, o acordo é decididamente ilegal, atentando contra o arcabouço de proteção dos consumidores brasileiros. A ANDATERRA fundamenta suas teses de defesa, no fato de que a Monsanto, que detém a patente da soja RR1, registrada no INPI, não dispõe de proteção sobre o produto sob diversos aspectos.

“O primeiro é o fato de que patentes industriais presumem a novidade. Ou seja, quando foi introduzida no Brasil, a RR1 já estava no mercado nos Estados Unidos e outros países. Ainda assim, a última patente da Monsanto venceu em agosto de 2010, e pela lei, a tecnologia passa a ser de domínio público”, explica Felisberto Córdova.

Os argumentos contra os royalties da Monsanto não param por aí. Segundo o advogado, a Lei de Patentes, de 1972, não previa o registro de organismos vivos, foi ajustada com uma exceção em 1996, para o registro das tecnologias transgênicas da Monsanto por falta de legislação específica no Brasil. Pouco mais de um ano depois, em 1997, surgiu a Lei das Cultivares. “A diferença entre elas é que enquanto na Lei de Patentes a propriedade industrial deve ser remunerada em cada etapa da produção, na Lei de Cultivares, isso se dá apenas no licenciamento da tecnologia. Esta é a Lei que deve abarcar os organismos vivos, e a Monsanto não tem licenciamento. Mesmo assim, haja vista que a própria patente da RR1 já está expirada, a Monsanto não tem mais direito a cobrar royalties, e tanto sabe disso que criou um termo em que libera a cobrança de royalties da RR1, desde que o produtor se comprometa a pagar pela RR2”, afirma Felisberto Córdova. “E mais: se não assinar o termo cedendo os seus direitos, não pode comprar a RR2. Esta é outra ilegalidade!”, complementou.

Para Felisberto, a CNA foi razoável, mas não verossímil ao voltar, e apenas parcialmente, atrás, embora acordos desta natureza requeiram longos debates, reuniões e rascunhos até a finalização de um escopo, o que, até pelos aspectos criminais que envolve, não poderia seu conteúdo ter escapado à Presidente da CNA. “A CNA existe para defender o agricultor brasileiro, mas neste caso, deu à Monsanto um cheque em branco para um estelionato coletivo, mas ao rever seu posicionamento mantém e endossa o acordo quanto ao que entende a exigibilidade de cobrança dos royalties afetos à RR1”, afirmou.

Propriedade intelectual

Os royalties são um percentual pago à Monsanto sobre a comercialização da produção e podem ser pagos no momento da aquisição da semente. Caso o produtor decida por reservar uma parte de sua produção para ser usada como semente, ele também paga royalty à Monsanto por cada hectare plantado, e se na hora de entregar à produção à indústria, o produtor que salvou semente para seu próprio uso declarar que não usa a tecnologia, terá seu produto submetido a testes e, caso detectado traços da tecnologia, terá de pagar compulsoriamente.

A ANDATERRA ajuizou ação coletiva em Brasília em 15 de fevereiro, provocando, inclusive, tutela antecipada para suspender a cobrança de royalties da chamada RR1 e, igualmente, ser declarada a nulidade de acordos e ou contratos assinados pelos produtores rurais brasileiros (eficácia erga omnes) com vistas a evitar seus efeitos, mantendo-os libertos de qualquer compromisso de pagamentos a respeito, como mantidos seus direitos de repetição de quanto indevidamente pago. “Tudo sem qualquer receio ou achaque a pretexto de ficarem alijados da compra de anunciada tecnologia nova, RR2, sequer comprovadamente existente”, finaliza Felisberto Córdova.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI ANDATERRA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Osmar Conrad Luís Eduardo Magalhães - BA

    Boa noite

    Quero cumprimentar o Doutor Felisberto Córdova, pelo esclarecimento aos Produtores, que na grande maioria não tem conhecimento das Leis de patente do Brasil. E é bom que a Monsanto saiba que aqui no Brasil tem Entidades de clase, representadas por Advogados competentes, do quilate do DR. Felisberto.

    Grande abraço Osmar Conrad

    0