Grãos: Mercado equilibrado reduz intervenções da Conab em 2012

Publicado em 04/04/2013 16:58
De acordo a Superintendência de Operações Comerciais (Suope), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2012, a estatal destinou R$ 180 milhões em recursos para operações de Aquisição do Governo Federal (AGF). Em 2011, o valor aplicado foi de R$ 514 milhões de reais. A menor necessidade de intervenção demonstra que 2012 foi um ano favorável para o produtor rural.

De acordo com o Superintendente Elias Camargos, em 2012 os principais produtos da pauta da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) tiveram seus preços de mercado bem acima do mínimo estabelecido pelo governo federal, com melhoria na remuneração do produtor. “Isso fez com que a Conab tivesse pouca participação na aquisição com vistas à formação de estoques públicos”, explica.

Como exemplos dessa menor intervenção, em 2012 a Companhia adquiriu 30 toneladas de arroz em casca e 297.374 toneladas de trigo, enquanto no ano anterior essas quantidades foram de 1.492.364 t e 848.353 t, respectivamente. “Além de significar melhoria de condições de trabalho para o homem do campo, a menor intervenção também implica na diminuição de custos para a Conab, relativos à armazenagem dos produtos, sua guarda e também conservação”, avalia Camargos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário