Deputados da Frente Indígena defendem a desapropriação da fazenda Cambará, em Iguatemi (MS), para os Kaiowa

Publicado em 16/04/2013 21:47 e atualizado em 17/04/2013 08:34
texto da Agênia Câmara de Notícias

Relatório final defende desapropriação de terra para Guarani-Kaiowa

Durante a reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, foi aprovado o relatório final da comissão externa que analisou a situação dos índios guarani-kaiowá no sul do Mato Grosso do Sul. O grupo foi em dezembro a Iguatemi (MS) para conhecer as condições de vida da comunidade instalada em uma área de dois hectares da Fazenda Cambará, de propriedade de Osmar Bonamigo. Ali, o novo aldeamento kaoiwá passou a ser conhecida como Pyelito, nas margens do Rio Hovy.

"A nossa posição é que a fazenda seja desapropriada e a terra entregue para os índios", disse o deputado Sarney Filho (PV-MA), que elaborou o relatório final aprovado. A propriedade tem 762 hectares e se destina principalmente à pecuária de corte; cerca de 570 hectares estão plantados com pastagens. Além disso, 70 hectares foram plantados com eucalipto.

Segundo o relatório final, há mais de um ano crianças da aldeia deixaram de frequentar a escola. Os índios não têm disponível nenhum meio de transporte e o proprietário bloqueia a estrada por um lado e, pelo outro, há o rio Hovy, que requer um barco, algo que os Guarani não têm.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Câmara Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário