Na VEJA: Mensalão -- Médicos da Câmara descartam aposentadoria a Genoino

Publicado em 27/11/2013 16:12 e atualizado em 27/11/2013 16:45
Câmara dos Deputados tentava acelerar concessão de aposentadoria por invalidez ao petista antes da abertura do processo de cassação do mandato

A junta médica da Câmara dos Deputados descartou conceder imediatamente aposentadoria por invalidez ao deputado licenciado José Genoino (PT-SP), que cumpre pena pela condenação no julgamento do mensalão. Com a decisão, o petista deverá enfrentar processo de cassação do mandato.

"A avaliação é conclusiva no sentido de que não existe no momento uma incapacidade laboral definitiva ou, como se costuma dizer, invalidez. O que existe é uma circunstância em função da doença de ter riscos na atividade laboral, por isso precisa de um controle melhor do quadro clinico dele", afirmou o cardiologista Luciano Vacanti. "A junta também constatou que o periciado não apresenta cardiopatia grave."

Os médicos concederam licença por mais 90 dias ao petista. Depois desse período, ele voltará a ser avaliado. Um laudo feito por médicos da Universidade de Brasília, a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), também apontou que a situação do mensaleiro não é grave, descartando a necessidade de prisão em regime domiciliar, conforme seu advogado pediu à Corte.

Os laudos médicos frustram as manobras de petistas para tentar desligar o mensaleiro da Casa antes da abertura do processo de cassação do mandato. O prazo pedido pela junta médica empurra a decisão para o ano que vem. Graças à nova regra aprovada ontem pelo Congresso, a deliberação será aberta – o que reduz as chances do petista ser poupado.

Em setembro, o deputado pediu a aposentadoria por invalidez alegando problemas cardíacos. O afastamento foi concedido de forma provisória e uma nova avaliação ficou agendada para janeiro. Mas, trabalhando para aposentar Genoino antes de o processo de cassação ser aberto, a Câmara antecipou os exames para a noite desta segunda-feira. A avaliação foi feita sem autorização do Supremo.  

José Genoino a caminho da Polícia Federal, em São Paulo

José Genoino a caminho da Polícia Federal, em São Paulo (Renato Ribeiro Silva/Futura Press)

Brasil

Pode isso?

JOSE-DIRCEU-2010-SP-55-size-620

Alegria de mensaleiro dura pouco?

Quem já gerenciou a Casa Civil pode gerenciar um hotel? É o que o Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF) quer saber. O conselho vai notificar o Saint Peter Hotel, onde José Dirceu escolheu bater ponto durante as horas fora da Papuda, para que explique em que condições o mensaleiro foi contratado para ser gerente, cargo que o CRA julga ser privativo de quem é formado em Administração. Dirceu é formado em Direito.

Por Lauro Jardim

Na Justiça

st peter

Patrão de Dirceu: sempre nos tribunais

Embora não tenha contratado José Dirceu para ser seu diretor jurídico, Paulo Abreu, o amigão que deu a ele o posto de gerente do hotel Saint Peter, é daqueles empresários que gasta muito, muito com advogado.

Só em São Paulo, está envolvido em 53 ações, entre cíveis e criminais – a maioria delas, como querelante. Fora as Varas Federais e STJ…

Por Lauro Jardim

Dirceu não cuidará das malas

Outras atribuições

Outras atribuições

Não é verdade que entre as funções de José Dirceu no Saint Peter esteja a de fiscalizar os funcionários que levam as malas dos hóspedes.

Por Lauro Jardim

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
veja.com.br

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário