Região norte de Mato Grosso corresponde a 14,5% da safra de verão do Brasil
A região norte de Mato Grosso representa 14,5% de uma área de 29,4 milhões de hectares monitoradas pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) durante a safra de verão 2013/2014. O excesso de chuvas foi o principal problema verificado no durante o desenvolvimento e colheita. Foram monitoradas 22 mesorregiões no Brasil que semearam soja, milho 1ª safra, algodão e feijão. A 2ª mesorregião com maior participação de área monitorada é o noroeste do Rio Grande do Sul. Em Mato Grosso foram monitoradas três mesorregiões.
Os dados da Conab são de seu mais recente Boletim de Monitoramento Agrícola e indica ainda como os fatores climáticos estão afetando as lavouras.
O levantamento mostra que na região norte de Mato Grosso foram monitoradas pouco mais de 5,9 milhões de hectares entre as quatro culturas. Nesta região mato-grossense foram constatados bons volumes de chuvas durante o período monitorado. O boletim salienta ainda que o "Excesso de chuvas pode estar dificultando o plantio dos cultivos de 2ª safra em algumas partes da região". Tal fato já foi comprovado, tanto que a área destinada ao milho 2ª safra recuou 19,73% em decorrência das chuvas, bem como os preços baixos.
Leia a notícia na íntegra no site do AgroOlhar.
0 comentário
Conexão Campo Cidade aborda fala de vencedor do Nobel da Paz sobre recompensa aos produtores rurais por meio de créditos de carbono
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Arroz, Exportação, Árabes, Argentina e Inovações
Agro e Prosa Episódio 878 - O déficit tecnológico no setor de armazenagem
Podcast Foco no Agronegócio | Perspectivas 2025 | Cana, açúcar e etanol
ARP#362 - Comunicação estratégica no agronegócio
Novo Centro de Tecnologia impulsiona inovação e sustentabilidade na agricultura brasileira