Dilma Rousseff é vaiada 3 vezes ao discursar na Expozebú (VEJA)

Publicado em 03/05/2014 16:59
com Veja e Estadão

A presidente Dilma Rousseff foi vaiada em três momentos na abertura oficial da Expozebu, que reúne empresários da agropecuária no Triângulo Mineiro. No evento, ela prometeu que o plano agrícola pecuário 2014-2015 terá mais recursos e mais facilidades na obtenção de crédito. Na versão anterior, a verba para financiamento foi de 136 bilhões de reais. O anúncio não foi suficiente para conter a plateia.

As vaias começaram assim que a presidente recebeu a medalha alusiva aos 80 anos da Expozebu. Voltaram no início e no fim de seu discurso. Visivelmente tensa, Dilma não fez nenhum comentário sobre as manifestações. O evento contava com grande número de simpatizantes do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO). O parlamentar, também homenageado com a medalha do evento, foi aplaudido pela plateia.

Dilma anunciou que na segunda-feira o Diário Oficial da União publicará um decreto do Ministério do Meio Ambiente formalizando a entrada em vigor do Cadastro Ambiental Rural, o CAR, ferramenta de dados para controle de desmatamentos com base em informações das propriedades rurais. O CAR foi criado com o Código Florestal. Ele é um dos requisitos para a obtenção de financiamento público.

A presidente afirmou ainda que o governo está aberto a sugestões para a elaboração do plano agrícola que deverá ser anunciado ainda este mês. Ela observou que a meta é manter as diretrizes dos planos anteriores, ampliar recursos e simplificar procedimentos. "Dos 136 bilhões de reais para o crédito em 2013 e 2014, foram contratados 116 bilhões até março. Desse montante, 42,5 bilhões foram destinados ao financiamento da pecuária."

 

Candidatura de Dilma é 'irreversível', diz  Rui Falcão

A candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff é "irreversível", garantiu neste sábado (3) o presidente nacional do PT, Rui Falcão, buscando reafirmar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não a substituirá na corrida pelo Palácio do Planalto. "Acho que isso ficou muito claro", afirmou, referindo-se ao consenso do 14.º Encontro Nacional do partido, realizado em São Paulo e que formalizou a pré-candidatura da presidente. "Estamos dizendo há muito tempo que ela é a nossa candidata."

Segundo Falcão, Lula será o chefe da campanha de Dilma independente de ter um cargo formal ou não. "Lula é o grande comandante", afirmou. "Ele transcende qualquer estrutura organizacional. Lula não precisa ter cargo para estar no dia a dia da campanha."

O secretário nacional de Comunicação, vereador José Américo, admitiu, no entanto, que Lula poderá sim ter "algum cargo" na coordenação de campanha, mas não será o de coordenador.

Falcão também destacou quais serão as táticas eleitorais para a campanha de Dilma Rousseff. "Buscamos a continuidade do projeto do PT e isso se dá com a reeleição de Dilma", afirmou. A intenção do PT, segundo ele, é de que a campanha tenha uma participação efetiva da sociedade, dos sindicatos e de parlamentares. Além disso, o PT quer evitar palanques duplos nos Estados, mas caso isso não seja possível a sigla buscará trabalhar "democraticamente" com outros partidos.

O presidente nacional do PT reconheceu que a campanha pela reeleição de Dilma será "difícil", uma vez que a disputa se dará com adversários que têm força na "elite e na imprensa", avaliou, referindo-se ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) e ao ex-governador pernambucano Eduardo Campos, do PSB.

Questionado sobre o impacto eleitoral de uma suposta ligação do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha com um laboratório do doleiro Alberto Youssef - investigado em operação da Polícia Federal -, Falcão afirmou que não há motivo para retirar Padilha da disputa pelo governo do Estado de São Paulo porque o ex-ministro é "inocente". (José Roberto Gomes - josé[email protected])

Tempo quente

Dilma: um momento difícil da ex-pedetista com o responsável por sua eleição

Dilma: um momento difícil da ex-pedetista com o responsável por sua eleição

Se há uma coisa que irrita Dilma Rousseff é quando chega aos seus ouvidos que petistas a classificam como alguém de “alma brizolista” e não petista. Até Lula já andou dizendo isso para o desprazer de Dilma. Aliás, a frase dita por Dilma Rousseff sobre Lula num jantar com jornalistas na semana passada (“Sei da lealdade dele a mim”) deve ser lida muito mais como um recado da presidente ao ex-presidente do que uma declaração de amizade inquebrantável.

Por Lauro Jardim (de VEJA)

 

NA FOLHA DE S. PAULO:

Dilma é vaiada em MG, no 1º evento após PT reafirmar sua candidatura

A presidente Dilma Rousseff foi vaiada neste sábado (3), na abertura oficial da 80ª edição da Expozebu, principal exposição pecuária do país, que acontece em Uberaba (MG).

Este foi o primeiro compromisso oficial da presidente após o PT reafirmar sua candidatura à reeleição.

Ao ter seu nome anunciado durante uma homenagem, a presidente ouviu a vaia de parte do público, no reduto do senador Aécio Neves, pré-candidato pelo PSDB à Presidência da República.

Ele chegou à cidade nesta sexta-feira (2), onde cumpriu agenda na feira.

Na cerimônia, estavam presentes ainda os ministros da Agricultura, Neri Geller, e do Esporte, Aldo Rebelo. Eles também foram homenageados.

APOIO DE LULA

A petista teve a candidatura defendida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o encontro nacional do PT nesta sexta-feira (2).

"É preciso parar de imaginar que existe outro candidato. Quando a gente brinca com isso os adversários aproveitam, não podemos gastar energia com isso", afirmou.

A declaração do ex-presidente ocorreu em meio ao coro de aliados e de petistas pela substituição de Dilma por Lula na corrida presidencial.

Observado por Dilma, o petista procurou abafar a movimentação à plateia de militantes. "Se um dia eu tiver que ser candidato a alguma coisa, a primeira pessoa a saber será a companheira Dilma".

O petista disse também que essa não será uma eleição fácil e que estará à disposição da presidente para fazer campanha. "Só você preparar a agenda que Lulinha estará junto com você". 

Dilma anuncia regras para cadastramento de propriedades rurais

Com esses mapas, imagens de satélite e aparelhos de GPS podem monitorar se os compromissos com a preservação estão sendo mantidos.

Ela falou ainda que nesta semana uma instrução normativa vai esclarecer o modo de funcionamento do cadastro.

"Todas as propriedades rurais do país terão um ano para aderir ao programa e iniciar a regularização. Teremos, com isso, a real situação ambiental das propriedades agrícolas brasileiras", disse Dilma.

Ela afirmou também que, com o CAR, "o Brasil vai continuar na sua trajetória que combinará liderança na produção de alimentos, de proteínas vermelhas, com protagonismo na preservação de seus recursos naturais." 

Jorge Araújo/Folhapress  
A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encontro nacional do PT
A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encontro nacional do PT

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Veja + Estadão + FOLHA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Um setor como o agronegócio,por sua pujança,deveria estar endeusado na boca da população(especialmente na boca da população urbana),todavia,o que se vê é o contrário,culpa de quem? Lógico que a culpa é nossa,pois,ao estarmos preocupados em achar soluções para nossa atividade,consequentemente, soluções para o Brasil,somos incompetentes na hora de divulgar isto,ações que deveriam ser capitaneadas pela nossa CNA são inócuas e politiqueiras ao bel prazer de nossa presidenta,pesa,ainda o fato que,pelas nossas origens, preferimos ficar escondidos.saudações mineiras,uai!

    0