Governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, é detido por posse ilegal de arma. Paga fiança e é liberado.

Publicado em 20/05/2014 17:59 e atualizado em 20/05/2014 18:49
PF encontrou pistola com registro vencido na casa do governador, que foi vasculhada durante operação de combate a lavagem de dinheiro

O governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), foi detido na sede da Polícia Federal no Estado nesta terça-feira por posse irregular de arma de fogo. Uma pistola calibre 380 foi apreendida pela PF na casa do governador, um apartamento no Jardim das Américas, em Cuiabá.

A arma foi encontrada durante buscas da Polícia Federal no âmbito da Operação Ararath, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro em Mato Grosso. O apartamento do governador foi um dos locais vasculhados pelos agentes, embora ele não seja formalmente investigado na operação.

Segundo o secretário de Comunicação do governo, Marcos Lemos, Silval tem porte de arma, mas o registro estava vencido. Como a pena para esse crime é inferior a quatro anos de detenção, foi estipulado pagamento de fiança e ele responderá em liberdade.

O esquema envolve empresários da construção civil, do ramo de combustíveis e agentes políticos. A nova fase da investigação, que corre na 5ª Vara Federal do Estado, foi deflagrada após o empresário Gércio Mendonça Júnior aceitar uma delação premiada ao Ministério Público Federal.

A PF cumpriu mandados no apartamento de Silval, na prefeitura de Cuiabá, na Assembleia Legislativa, no Ministério Público do Estado e no Tribunal de Contas do Mato Grosso, além de sede de empresas. O deputado José Riva (PSD) e o ex-secretário estadual Éder Morais, que comandou a Fazenda (governo Blairo Maggi), Casa Civil e Secretaria da Copa (na gestão Silval Barbosa), foram presos.

Éder Morais teve a prisão decretada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo seu defensor, o advogado Paulo Lessa, ele deve ser transferido para Brasília (DF) ainda nesta terça.

 

Na Folha: Governador de MT é preso em operação da PF e tem que pagar fiança

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), recebeu voz de prisão nesta terça-feira (20) em decorrência de buscas feitas pela Polícia Federal em seu apartamento, em Cuiabá.

A PF teria encontrado no imóvel uma pistola 380 com registro vencido desde 2009. Como a pena para crime é inferior a 4 anos de cadeia, ficou estipulada uma fiança, paga por Silval, para que ele possa responder em liberdade.

Leia reportagem na íntegra no site da Folha

 

No Estadão : Polícia Federal prende governador de Mato Grosso, que paga fiança e é liberado


Agentes da Polícia Federal prenderam na tarde desta terça-feira, 20, o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), na quinta fase da operação Ararath. Durante as buscas na residência de Silval, foi encontrada uma arma com registro vencido, o que levou a Polícia Federal a lavrar o auto de prisão contra o governador.

O governador entrou por volta do meio dia na sede da na sede da Polícia Federal em Mato Grosso, acompanhado dos advogados, Ulisses Rabaneda e Válber Melo, e foi liberado por volta das 17 horas, após pagar fiança – por se tratar de um crime de menor poder ofensivo.
Segundo a secretaria de comunicação do estado, o governador “compareceu espontaneamente”.

Leia a reportagem na íntegra no site do Estadão

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
veja.com.br+Folha+Estadão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • José Divino Nunes de Oliveira Pontes e Lacerda - MT

    Eu realmente fiquei decepcionado e preocupado visto que a violência tem imperado nesse pais,as escolas estão cheias de violência que professores não aguentam mais.Eu mesmo sou professor a 25 anos e 2 estou afastado por transtorno mental agora ver nosso governador preso o que posso esperar de Mato Grosso?

    0
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Se. João Olivi, noticias que mancham a imagem do País, estão jorrando, tanto quanto as águas das cataratas Inga Falls, no rio Congo, no país de mesmo nome, cujo volume médio é o maior do mundo, 42.470 m3/segundo.

    Mas vamos ao que interessa a noticia que diz em letras garrafais: BRASIL MOSTRA A TUA CARA!

    Todos acompanharam o noticiário da greve dos policiais militares no estado de Pernambuco; uma das consequências foram a ocorrência de saques na capital Recife e, em seguida os produtos dos saques estão sendo devolvidos pelos saqueadores e/ou seus parentes que, quando entrevistados, dizem que estão envergonhados, ou um pai, ou uma mãe, diz indignado que na sua casa nunca entrou produto de roubo.

    O delegado diz, na entrevista televisiva, que as pessoas estão devolvendo os produtos dos saques por medo de serem punidos; mas na sequência quando o repórter faz a pergunta para uma mãe, que obrigou seu filho devolver o produto do saque, a resposta é bem distinta.

    Não se tem noticia que saques ocorridos em outros estados, em outras ocasiões, tenham um fim semelhante.

    Porque a imprensa não deixa fluir a verdade normalmente?

    ESTE É O BRASIL DA MAIORIA DOS BRASILEIROS!

    ....”E VAMOS EM FRENTE” ! ! !....

    0