Máquinas agrícolas: entenda o que envolve o fim do emplacamento

Publicado em 04/06/2014 09:51

Ainda no começo do mandato, o deputado federal Alceu Moreira (PMDB), ao ver o aumento substancial das vendas de máquinas agrícolas, previu que o governo federal, na sua fúria arrecadatória, encontraria meios de lucrar com isso.
 
Então, em 2012, ele apresentou um projeto de lei (3312/2012), que acaba com o emplacamento e licenciamento dessas máquinas. Na justificativa o deputado incluiu que não é compreensível que os maquinários, que ficam 98% de suas vidas úteis dentro do campo, paguem o mesmo que carros de passeio. "Ninguém usa uma colheitadeira para ir tomar sorvete no centro da cidade ou para visitar a namorada", exemplificou.
 
Esse temor concretizou-se com uma resolução do Contran, publicada ainda em 2012, que obriga o agricultor a emplacar e licenciar as máquinas agrícolas, com vigor previsto para o fim de 2014.
 
Dali para frente, o projeto de Alceu Moreira tramitou durante dois anos na Câmara e no Senado, sendo aprovado pelas duas casas sem nenhuma modificação. Nesse período, ocorreram inúmeros debates, todos com a presença de representantes do governo federal. Faltava, então, apenas a sanção pela presidente Dilma Rousseff para acabar de vez com essa injustiça com os produtores.
 
Veto de Dilma Rousseff
No último dia 14 de maio, último prazo para a sanção, todos foram surpreendidos com uma publicação no Diário Oficial da União, assinada pela presidente Dilma Rousseff, que vetava integralmente o projeto. Em todo o país, produtores rurais e sindicatos e associações do setor manifestaram repúdio ao veto. O próprio gabinete de Alceu Moreira recebeu incontáveis cartas e e-mails em defesa do projeto.
 
Medida Provisória
A fim de minimizar o impacto negativo do veto, Dilma Rousseff editou uma Medida Provisória (646) - uma espécie de projeto encaminhado pelo executivo que tramita com urgência no Congresso - que prevê o fim do emplacamento para os veículos adquiridos até 1º de agosto deste ano. A partir da data, todos devem emplacar, licenciar, pagar IPVA e os demais tributos, conforme as legislações estaduais.
 
Por que derrubar o veto?
De acordo com Alceu Moreira, a melhor alternativa é pressionar todos os parlamentares - deputados e senadores - para derrubar o veto em sessão do Congresso Nacional, prevista para ocorrer em breve. Assim, valeria a sua lei e todos estariam livres desse custo, indiferente de quando a máquina foi comprada, se no passado, no presente ou no futuro. Ainda para ele, embora a medida provisória seja uma vitória parcial, a isenção tem que valer para todos, até porque não existe meia justiça.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Dep. Alceu Moreira

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário