Comissões debatem impactos da lei agrícola dos EUA na agricultura brasileira

Publicado em 06/06/2014 08:16

As Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) promoveram nesta quinta-feira (05.06) uma audiência pública conjunta para discutir os impactos da nova legislação agrícola norte-americana na agricultura brasileira e mundial.

De acordo com o presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), dispositivos protecionistas previstos na lei podem prejudicar a produção brasileira de algodão, milho e soja.

A nova lei norte-americana garante, por exemplo, renda ao produtor rural de algodão mesmo quando não houver produção. O dispositivo vem sendo considerado mais amplo do que outro adotado pelos Estados Unidos e já condenado pela Organização Mundial do Comércio (OMC). A questão já foi tema de audiência pública que ocorreu em maio.

A legislação agrícola norte-americana é renovada a cada cinco anos e as novas normas foram aprovadas em fevereiro. Conhecida como Farm Bill, define diretrizes para produção de alimentos, incentivos para projetos e benefícios a agricultores.

Participaram do debate o diplomata e consultor Clodoaldo Hugueney; e André Nassar, diretor da Agroicone, consultoria que atua nas áreas de Economia Agrícola, Bioenergia, Meio Ambiente, Comércio e Negociações Internacionais.

Paraguai

Antes do início do debate, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Assuntos Internacionais da Câmara de Senadores da República do Paraguai, senador Miguel Abdón Saguier Carmona, foi recebido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A visita teve como objetivo discutir maior integração entre as duas comissões e debater temas importantes da agenda bilateral, como a situação dos produtores brasileiros que atuam no Paraguai, chamados de "brasiguaios".

De acordo com informações do Portal Brasil do governo federal, o comércio entre o Brasil e o Paraguai em 2012 foi de US$ 3,6 bilhões, com um crescimento de 38% das importações brasileiras de produtos paraguaios em comparação a 2011. De janeiro a agosto do ano passado, o comércio bilateral aumentou 23% em relação ao mesmo período do ano anterior. O senador Ricardo Ferraço prometeu agendar uma visita ao Paraguai para discutir temas de interesse dos dois países.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário