Incerteza sobre o futuro do sistema multilateral do comércio preocupa o agronegócio

Publicado em 01/08/2014 15:21
Índia bloqueia o acordo negociado na Conferência de Bali da Organização Mundial do Comércio (OMC)

 Terminou à meia noite de hoje, horário de Genebra (19h em Brasília), o prazo para a adoção do protocolo do Acordo de Facilitação de Comércio, negociado pelos países membros da OMC em Bali, na Indonésia, em dezembro passado. A recusa da Índia em aderir ao documento coloca em risco o sistema multilateral de comércio, cujo tripé de atividades consiste em negociações, monitoramento de políticas comerciais e sistema de solução de controvérsias.
 
Sem negociações, não será possível atualizar as regras existentes, uma vez que o sistema atual exige consenso de todos os membros. Também não será possível buscar acordos para uma maior abertura de mercados aos bens agrícolas, industriais e aos serviços. O pacote de Bali foi o primeiro e o único resultado concreto da Rodada de Doha de Desenvolvimento da OMC, que foi iniciada há treze anos.
 
A Índia insiste em renegociar todos os compromissos celebrados em Bali com o objetivo de assegurar um acordo definitivo em relação a subsídios para a formação de estoques públicos que visam a segurança alimentar.
 
Em Bali, levando em consideração os argumentos do país com um dos maiores índices de pobreza e desnutrição, as 160 nações que compõem a OMC acordaram, de forma consenso, que negociariam uma solução definitiva até 2017, para a regulamentação de subsídios destinados à formação de estoques públicos de alimentos. O novo governo indiano não acatou a decisão tomada pelo antecessor e, agora, discorda da decisão de Bali.
 
Impasse preocupa agronegócio – O agronegócio brasileiro, que no primeiro semestre de 2014, foi responsável por 44,4% das exportações do país, vê com grande preocupação o impasse na OMC. Hoje, o organismo multilateral é o único espaço onde é possível negociar subsídios à exportação, apoio doméstico à produção agrícola e regulamentar programas de formação de estoques públicos de produtos agropecuários e agroindustriais.
 
Os acordos bilaterais e regionais tratam de acesso a mercados e funcionam como instrumentos importantes de redução de barreiras tarifárias e não tarifárias. Contudo, não intervêm nas políticas agrícolas dos países.
 
O bloqueio na OMC vai levar os governos a repensarem o funcionamento do sistema multilateral de comércio. Enquanto isso,  é preciso continuar usando os outros instrumentos da OMC e questionando políticas públicas desleais e distorcidas ao comércio mundial de produtos agropecuários. É preciso, também, apressar as negociações de acordos comerciais bilaterais e regionais.
 
O agronegócio brasileiro precisa de novos mercados e não pode suportar os custos de um eventual fracasso do sistema multilateral de comércio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário