Café: déficit global em 2014/15 pode ser o maior em quase 10 anos, diz OIC

Publicado em 01/08/2014 23:03
no Estadão


O déficit global de café na próxima temporada pode ser o maior em quase uma década, refletindo a queda de produção no Brasil, disse nesta quinta-feira Mauricio Galindo (foto: reprodução Flickr OIC), diretor de operações da Organização Internacional do Café (OIC).

A demanda pode superar a produção pela primeira vez em três anos na temporada 2014/15, que começa em 1º de outubro. Segundo Galindo, o déficit pode atingir entre 8 milhões e 10 milhões de sacas, o que seria a maior diferença desde o ciclo 2005/06. "Não há dúvida de que haverá um déficit", disse Galindo, acrescentando que a temporada atual deverá terminar com um pequeno excedente.

Uma forte seca castigou as lavouras brasileiras no começo deste ano, reduzindo o tamanho e a qualidade dos grãos de café. De acordo com produtores, a estiagem deve ter consequências negativas também para a próxima safra.

Companhias como Starbucks e J.M. Smucker elevaram seus preços neste ano com a alta do café no mercado futuro. A perspectiva de oferta apertada pode impulsionar ainda mais os preços futuros e do varejo, segundo analistas.

Fonte: Dow Jones Newswires. (Agência Estado).


 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadao

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    CAFÉ: O clima está mudando e café não se dá bem na seca...Vamos torcer para que chova na época e a florada vingue...Porque se continuar assim, pode ser que tenhamos colhido uma das últimas safras...Irrigar soa como piada,a represa de Furnas já está "cedendo" suas terras para pastagens e plantio...Único consolo é a disparada de preços do produto que aconselho ao produtor, guardar pelo menos uma saca para que não falte a sua bebida preferida, pelo menos enquando ela durar...

    0