A lista de exigências de Marina para Aécio: maioridade penal e meio ambiente

Publicado em 09/10/2014 15:46 e atualizado em 09/10/2014 17:28 853 exibições
em veja.com

Derrotada nas urnas, Marina Silva elaborou, ao lado de seu grupo político, a Rede Sustentabilidade, um documento com uma série de exigências para que apoie Aécio Neves no segundo turno das eleições. A carta defende antigas bandeiras da ex-ministra do Meio Ambiente, como o crescimento econômico aliado à sustentabilidade, e bate de frente com uma das principais propostas do tucano: a redução da maioridade penal para crimes hediondos. “Numa visão progressista de segurança, não há espaço para projetos como a redução da maioridade penal ou a precarização das condições de apenamento de menores”, diz o documento, que deve ser entregue ao tucano nesta sexta-feira, provavelmente no Rio de Janeiro. 

Marina Silva pretendia anunciar nesta quinta o posicionamento no segundo turno, mas, diante da resistência de parte de seu grupo político, decidiu esperar um retorno sobre se Aécio vai aderir a pontos considerados caros por ela (leia abaixo). “Aguardo com tranquilidade e confiança a manifestação individual ou coletiva dos partidos sobre os compromissos que precisam ser assumidos pela candidatura identificada com o sentimento de mudança. Essa manifestação e a resposta que ela obtiver serão fundamentais para minha manifestação individual”, afirmou Marina por meio de carta enviada nesta manhã a representantes de partidos coligados ao PSB durante as eleições. 

Internamente, o sentimento é de que Aécio precisará fazer um aceno aos movimentos sociais e dar uma sinalização à esquerda. “Hoje meu voto é nulo. Se ele me convencer, tudo bem. Mas não vai ser fácil ganhar meu voto”, resume Pedro Ivo, coordenador da campanha de Marina e um dos braços-direitos da ex-senadora. “Ele não vai poder ser um candidato à direita e conservador”, continuou. 

Embora seja crucial para definir o apoio a Aécio, o documento traz críticas ao partido do candidato. Logo no início do texto, o grupo de Marina aponta que o desejo de mudança “foi tragado para dentro da velha polarização PT x PSDB”, mas que ainda não há uma perspectiva de reinvenção da política. “Nessa encruzilhada, nenhum dos caminhos aponta para uma saída política de profundidade, capaz de reduzir as desigualdades sociais promovendo a plena cidadania”, aponta trecho da carta.

Manutenção da maioridade penal

brasil-fundacao-casa-20100427-06-size-620.jpg?1381153194

Na contramão do programa de Aécio Neves, que defende a redução da maioridade penal para crimes hediondos, como o homicídio e o latrocínio, Marina Silva é a favor da prisão apenas para maiores de 18 anos, independentemente do crime. “Nós achamos fundamental essa ideia seja revista”, resume Pedro Ivo, coordenador da Rede e braço-direito de Marina. 

Dilma ouve vaias e gritos de 'Aécio' em Salvador

Dilma se reúne com apoiadores e participa de caminhada em Salvador

Dilma se reúne com apoiadores e participa de caminhada em Salvador (Ichiro Guerra/Divulgação)

A presidente Dilma Rousseff participou nesta quinta-feira de uma caminhada com militantes em Salvador (BA). Enquanto ela seguia em carro aberto por um trecho de aproximadamente um quilômetro até a igreja do Nosso Senhor do Bonfim, centenas de pessoas a acompanhavam a pé. No caminho, por mais de uma vez, ouviram-se vaias. Cerca de vinte adolescentes que estudam no Colégio da Polícia Militar da Bahia também gritaram o nome de Aécio Neves quando a comitiva passou. Depois, já na igreja, Dilma ajoelhou-se por alguns segundos no altar. (Gabriel Castro, de Salvador)

Tags:
Fonte:
veja.com

1 comentário

  • Giovanni Rezende Colinas do Tocantins - TO

    Marina não é nada. Representa 20% de votos , entres os de protesto e os de alienados que nem sabem direito o que é meio ambiente, e muito menos o que é sustentabilidade. A própria Marina também já demonstrou que não sabe. "A pobresa é a maior fonte de poluição". A verdade é que a ignorância anda junto com ela, mas a má educação ambiental gerada pela má informação advinda da demagogia ajuda negativamente. Onde existe má condição economica não se pode falar em sustentabilidade.

    Definitivamente, Aécio não precisa dessa NADA, que além do mais é uma apologista de pedófilo(Chico Mendes - a iniciou com 12 anos).

    0