6 de Maio: Famato alerta para prazo final do Cadastramento Ambiental Rural

Publicado em 02/02/2015 07:25

Mais de 80% da área agricultável de Mato Grosso já está cadastrada no Sistema de Cadastro Ambiental (Sicar). Os dados são do Serviço Florestal Brasileiro (SBF). Segundo o órgão, dos 48,6 milhões de hectares passíveis de cadastro no Estado, 39 milhões já foram registrados. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta aos produtores que ainda não fizeram a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (Car) para ficarem atentos ao prazo que vence dia 6 de maio de 2015.

"O data final para o produtor fazer o cadastro é dia seis de maio deste ano e o Ministério da Agricultura já sinalizou que o prazo não deve ser prorrogado", informa a analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi.

O produtor que não fizer o Car sofrerá diversas penalidades, entre elas a perda dos benefícios previstos pelo novo Código Florestal, suspensão de serviços da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), restrição a linhas de crédito ou programas de fomento, além de se tornarem passíveis de autuação. 

O Sicar foi liberado no dia 26 de setembro de 2014 e opera em módulo on-line desde o dia 17 de outubro em Mato Grosso. Para baixar o sistema basta acessar o site www.sistemafamato.org.br, no banner Sicar que redireciona diretamente para o site da Sema.

A Famato é a entidade que representa 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famato

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário