Agricultores dos EUA devem reduzir uso de fertilizantes devido a custos

Publicado em 17/03/2015 17:40

LOGO REUTERS

CHICAGO (Reuters) - Agricultores dos Estados Unidos deverão usar menos fertilizantes nitrogenados nesta temporada devido aos preços elevados do insumo, mesmo com o gás, principal ingrediente de fabricação, 40 por cento mais barato que no ano passado.

A redução no uso deverá atingir principalmente a produção de milho, já que o nitrogênio é o principal indutor de altas produtividades das lavouras do cereal.

"O que estamos vendo nesta temporada é uma redução nas taxas", disse Ray Carpenter, um dos vice-presidentes da Cooperativa de Agricultores de Ames, no Iowa, referindo-se às encomendas de nitrogênio. "Taxas reduzidas significam produtividade reduzida."

O principal ingrediente do fertilizante, o gás natural, está cotado atualmente em cerca de 2,716 dólar por milhão de BTU (unidade térmica), ante 4,536 dólar no ano passado. Já o preço da amônia anidra, um fertilizante nitrogenado muito utilizado, permanece caro, perto de 650 a 700 dólares por tonelada.

A disparidade entre o alto preço do fertilizante e o baixo preço do gás deve-se aos reduzidos estoques de fertilizantes, em função de problemas de logística do setor em 2014 e de uma indústria que é controlada por algumas poucas indústrias.

"A realidade é que os custos de insumo não caem tão rápido quanto o preço de equilíbrio", disse o analista Sterling Liddell, do Rabobank.

"Eu não quero gastar demais", disse o agricultor Mark Recker, de Iowa, que irá começar a trabalhar a terra em breve. "Estou discutindo quanto vou adubar, espaçando as aplicações. Pode ser que eu reduza na comparação com anos anteriores."

(Por Christine Stebbins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário