ANDAV e SINDIVEG intensificam campanha contra defensivos agrícolas ilegais

Publicado em 22/04/2015 15:52
192 exibições
A associação também endossa preocupação com medicamentos animais falsificados

A ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários e o SINDIVEG – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal impulsionam a campanha contra defensivos agrícolas e medicamentos animais ilegais com o propósito de alertar os agricultores e as revendas sobre esse tipo de atividade.
 
A conscientização é importante uma vez que os riscos de se adquirir produtos contrabandeados trazem malefícios não só a plantação, mas também para o patrimônio do agricultor, ao seu negócio, à sua família, à saúde da população e ao meio ambiente. Os canais utilizados para divulgação são cursos online visando o combate desta prática, painéis colocados em estradas e vias públicas, cartazes e folders em revendas e spots em rádios.
 
O coordenador executivo da ANDAV Goiás, Ademir Pereira da Silva, acredita que o trabalho educativo de conscientização é essencial para o futuro das lavouras e criações brasileiras. “Ao comprar defensivos agrícolas e medicamentos animais, os agricultores devem certificar que o produto foi adquirido de distribuidores idôneos e que prestem assistência técnica, além certificar o registro do produto nos órgãos oficias, bem como sua qualidade e confiabilidade”, declara.
 
Para o gerente de produto do SINDIVEG, Fernando Henrique Marini, os produtores devem verificar três quesitos simples para identificar a originalidade do produto: embalagem, rótulo e preço. “Deve-se desconfiar de rótulos embalagens com inscrição em espanhol ou chinês e não se pode aceitar embalagens sem rótulo. Se o valor de venda está abaixo do praticado no mercado, também é de se suspeitar, pois os produtos ilegais chegam a custar até 10 vezes menos”, alerta.
 
A campanha nacional contra os defensivos ilegais mantém, há 12 anos, o serviço Disque Denúncia para dar suporte à ação das autoridades. Trata-se do 0800-940-7030. Mais de 12 mil ligações já foram recebidas nesse período. A ligação é gratuita, anônima e as denúncias são repassadas diretamente às autoridades policiais. Para saber mais informações sobre a campanha, acesse o site: www.sindiveg.org.br.

Tags:
Fonte: ANDAV

Nenhum comentário