Aprosoja participa de 1º Congresso de Bioenergia de Mato Grosso

Publicado em 12/09/2016 12:05
Entidade é realizadora ao lado da Famato e Senar; evento será de 12 a 14 de setembro

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) é uma das realizadoras do 1º Congresso de Bioenergia de Mato Grosso. O evento será realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, no Cenarium Rural, em Cuiabá. Também nas datas, ocorrerá o 3º Congresso do Setor Sucroenergético do Brasil Central – Canacentro.

Além da entidade, também são realizadoras dos congressos a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem de Mato Grosso (Senar-MT).

Para o presidente da Aprosoja, é fundamental que eventos desta natureza ocorram. “O Congresso de Bioenergia de Mato Grosso é fundamental para fomentar e ampliar as discussões sobre novos combustíveis. Precisamos incentivar a utilização de combustíveis ecologicamente corretos. Além disso, produzir combustíveis e/ou energia tendo como base os cereais, entre eles o milho, especialmente aqui no Estado, irá gerar emprego, renda e verticalizar a nossa produção primária”, afirma Endrigo Dalcin.

Conselheiro do Senar, Glauber Silveira reforça que Mato Grosso tem grande potencial para bioenergia e o Congresso vem exatamente para mostrar isso.

“Mato Grosso tem sido protagonista na questão da bioenergia por meio da produção de milho. O Estado tem um grande potencial para produção de bionergia, seja através de termoelétricas, seja através da cana-de-açúcar ou do etanol de milho. Há uma demanda crescente, tanto de energia como de alimentos. Para se ter uma ideia, estudos chegam a indicar que em porcentagem, a dependência de energia deve ultrapassar até mesmo a de alimento”, alerta Silveira.

De acordo com a Famato, o setor sucroenergético, especificamente, detém hoje 7% da potência outorgada na matriz elétrica do Brasil e representa quase 77% da fonte biomassa, sendo a terceira fonte de geração mais importante, atrás apenas da fonte hídrica e termelétricas com gás natural.

Atualmente, das 10 usinas de cana-de-açúcar instaladas em Mato Grosso, apenas três vendem energia elétrica para o sistema, segundo dados do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool).

O evento – O 1º Congresso de Bioenergia de Mato Grosso e 3º Congresso do Setor Sucroenergético do Brasil Central – Canacentro será voltado para entidades públicas e privadas, produtores, analistas, estudiosos e sociedade.

Biocombustível – Mato Grosso é o sexto colocado na produção de cana, com 231.461 hectares plantados na safra atual, sendo que a produção de biocombustível (etanol) alcança números sólidos e atende os mercados de Rondônia, Acre, Amazonas e Pará, além de Mato Grosso. Na última safra a produção atingiu 1.078.600 m³ de etanol e 337.162 toneladas de açúcar.

Inscrições – As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo site www.sistemafamato.org.br/bioenergiamt. A entrada será 1 kg de alimento não perecível que deve ser entregue no dia do evento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Aprosoja MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário