Agricultores do ES reutilizam água e trabalham para salvar colheita

Publicado em 16/09/2016 12:20

A seca no Espírito Santo transformou o Rio Santa Maria da Vitória, na região Serrana do Espírito Santo, em um filete de água. Há escassez de água potável e produtores rurais estão fazendo reúso do recursos para tentar salvar as colheitas.

“A gente não sabe o que fazer. Nunca vi nada semelhante. Estamos pedindo a Deus para chover e reaproveitando o máximo possível a água. Reutilizamos a água do banho, da lavagem de roupa e diminuímos o tempo no chuveiro”, desabafou ontem o produtor rural José Carlos Knack, de 24 anos, enquanto caminhava no leito do rio, onde deveria haver pelo menos quatro metros de profundidade, segundo ele.

José mora no distrito de Recreio, no município de Santa Maria de Jetibá, onde sustenta a família com o cultivo de chuchu. Mas devido à escassez de água para a irrigação, disse que sua renda mal chega a um salário mínimo por mês. Antes da seca , conseguia renda quatro vezes maior.

Outra mudança foi a jornada de trabalho. Agora, José trabalha dia e noite para manter a lavoura com dificuldades.

“Como a gente só pode irrigar durante a noite, eu e meu cunhado revezamos para passar a noite irrigando, quando temos água suficiente, e durante o dia cuidamos da lavoura”, explicou o produtor.

Desespero
Quem também tem observado mudanças com a seca do rio é o produtor rural Everaldo Schumacker, de 38 anos. Morador do distrito de Caioaba, em Santa Leopoldina, ele se emocionou ao falar das dificuldades.

“Não tem coisa mais dolorosa do que ver o filho puxando sua camisa e pedindo algo que você não pode oferecer devido à falta de dinheiro e quase não há nada que se possa fazer”, lamentou.

Sem água para irrigar as lavouras de café, Everaldo conta que sua produção caiu de mil sacas em 2015, para 300 sacas em 2016. E se não chover nos próximos dias, vai perder toda a próxima colheita. Ele e os produtores vizinhos estão até desistindo de plantar inhame.

“Precisei dispensar três colaboradores e muita gente tem se mudado para a cidade em busca de melhores condições de vida. Estamos implorando por chuva”, concluiu.

Veja a notícia na íntegra no site do Globo Rural

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário