Blairo negocia exportação de maçã, ovos e pintos de um dia para a Índia

Publicado em 21/09/2016 13:17
84 exibições
Ministro também avançou nas tratativas para liberação da venda de carne suína

Nova Deli (Índia) – O Brasil deve começar a exportar maçãs, ovos e pintos de um dia para a Índia, conforme negociação feita nesta quarta-feira (21) pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, com seu colega indiano Radha Mohan Singh. Maggi também deu um passo importante para a liberação da exportação brasileira de carne suína, que agora depende apenas de ajustes finais.

Ele também esteve com a ministra da Indústria de Alimentos Processados, Harsimrat Kaur Badal. Ela ficou particularmente interessada na experiência brasileira de geração de energia pelas empresas do agronegócio. Na ocasião, representantes da BRF anunciaram que estudam investimentos numa planta para processamento de carne de frango na Índia.

Ficou acertado que os ministérios da Agricultura do Brasil e da Índia vão criar um grupo de trabalho para elencar as suas prioridades no comércio do agronegócio. “Os países membros do Brics [bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] precisam se entender cada vez mais, a fim de priorizar o comércio de alimentos. A comida é uma garantia de paz para nossos países”, disse Blairo Maggi, acrescentando que o Brics deveria ter preferência para entrada nos países do bloco. 
 
O ministro indiano disse, por sua vez, que seu país quer exportar para o Brasil cebola, uvas, arroz, milho, soja e óleo de rícino. Blairo prometeu priorizar o pedido do colega.

Em março de 2017, Blairo deve voltar à Índia a convite da ministra Badal para participar Feira Mundial de Alimentos Processados. Ela também pediu que o ministro leve uma missão de empresários brasileiros. Ele convidou Badal para visitar o Brasil.

Fonte: Mapa

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Bem dizia meu avô que diploma podia não significar nada. Tanto que é comum ver autoridades fazendo as maiores batatadas por aí, proclamando seus discursos com uma sapiência sapientíssima. Antes quero registrar que a BRF é a indústria dos fundos de pensão do funcionalismo público e tem entre seus sócios o BNDES.., tá mal de sócio??!!. Ô teta!!!. O Brasil não consegue produzir nem para o povo brasileiro e agora vai, vamos produzir para a India. É fácil, é só construir um aeroporto em Vacaria, outro em Berlândia ou Beraba ou mesmo na B do Araguari, as três cidades do triângulo mineiro que começam com B, é lá que estão os pintos de um dia. As maçãs em Vacaria, Lages, Urubici, etc... O transporte vai ser feito pelos aviões KC da Rússia, aqueles bitelão, vai pra India leva maçã e pinto, vem da India trás cebola e uva. As uvas que estão na mesma região da maçã, na serra Gaúcha, e as cebolas do Vale Europeu na serra catarinense, ranca tudo e planta maçã pros Indiano comerem. Vai dar certo.

    2
    • WELLINGTON ALMEIDA RODRIGUESSUCUPIRA - TO

      Planteo *

      0