Congresso de Secretaria de Agricultura Familiar termina com a elaboração da carta de Cuiabá

Publicado em 28/10/2016 09:50

Terminou nesta quinta-feira, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, o X Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais. O evento reuniu profissionais de todo o país que trabalham com a temática em discussões, trocas de experiências e apresentação de trabalhos.

Ao longo de quatro dias foram realizadas quatro conferências, oito mesas redondas, cinco palestras técnicas, duas palestras satélites, duas rodadas de troca de experiências e nove minicursos. Também foram apresentados 133 trabalhos, sendo 30 deles de forma oral e 103 em quatro sessões de pôsteres.

Participaram do evento 323 pessoas entre profissionais de pesquisa, assistência técnica e extensão, estudantes de graduação e pós-graduação e produtores rurais de 17 estados brasileiros.

Para o presidente do Congresso e funcionário da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso, Leonardo Vivaldini, o evento cumpriu seu papel de fomentar as discussões e interações entre os profissionais de diferentes áreas que trabalham com sistemas agroflorestais no país. Além disso, a realização em Cuiabá contribuiu para maior divulgação dos SAFs (Secretaria de Agricultura Familiar) no estado.

“Mato Grosso tem trabalhado há algum tempo se colocando como um estado que busca a sustentabilidade, que busca formas de tecnologia apropriadas ao uso sustentável da terra. Então a gente acredita que o congresso contribuiu com esse objetivo ao reunir muita gente para estar aqui falando sobre os sistemas agroflorestais e das tecnologias apropriadas ao uso da terra na sustentabilidade”, analisa Leonardo.

Carta de Cuiabá

Durante toda a programação os congressistas abordaram os aprendizados já obtidos sobre estes sistemas, que ainda são novos como alvos de pesquisas sistematizadas. Também foram levantados alguns desafios para o desenvolvimento e adoção desses sistemas produtivos e as perspectivas futuras no país.

Todas estas informações foram reunidas em uma carta de intensões. O conteúdo dela foi apresentado na plenária final, onde melhorias foram propostas. Após a redação final, o documento será encaminhado pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais para gestores públicos e autoridades políticas.

“Esta carta tem alguns pontos que foram sedimentados em plenária e que poderão servir como norte para políticas públicas no estado e no país. A ideia é que pessoas do local em nível de Embrapa, das universidades e da própria Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais façam conversas, reuniões, interlocuções com o governo para que se possa adotar ou ajustar as sugestões que foram apresentadas na carta de Cuiabá”, explica o presidente da SBSAF, Ivan Crespo.

Entre os temas abordados na carta estão as políticas de financiamento de agricultura familiar, o fomento a pesquisas sobre avaliação econômica dos sistemas, maior interação entre as instituições de pesquisa, extensionistas e produtores, capacitação de mão-de-obra, aumento dos subsídios e investimentos em assistência técnica e extensão rural, entre outras questões.

O CBSAF foi promovido pela Sociedade Brasileira da SAF e realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Governo de Mato Grosso por meio SEAF e Sema, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Ouro Verde, Grupo Semente e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O evento ainda contou com patrocínio e apoio de outras 16 instituições públicas, privadas e organizações não governamentais.

Próxima edição

O XI Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais será realizado em Aracaju (SE), em 2018.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Agrossilvipastoril

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário