Após chuvas, governo avalia retomada de irrigação em propriedades do ES

Publicado em 17/11/2016 07:33

Com o alto volume de chuvas e aumento da vazão dos rios,  o governo do Espírito Santo avaliar a retomada da irrigação nas propriedades rurais durante o período noturno em todo o estado. O rumo do cenário foi discutido nesta quarta-feira (16) durante uma reunião do Conselho Hídrico.

Por causa da crise hídrica, a irrigação  está proibida das 6h às 18h em todo o Espírito Santo. Nas localidades em racionamento, a proibição se estende também para o período noturno. Algumas cidades já completam quase um ano nesta situação.

Nas últimas semanas, o aumento de chuvas mudou o cenário de seca do Espírito Santo. Por causa disso, o Comitê Hídrico decidiu avaliar a situação de irrigação no estado, conforme explicou o secretário de Agricultura, Octaciano Neto.

“Estamos em um cenário completamente diferente do vivido nos últimos três meses, com os rios voltando ao volume normal e fazendo até o sentido oposto, como em cidades como João Neiva, onde o rio invadiu as ruas. O cenário é de retorno, pode ser que não seja agora, mas haverá liberação da irrigação”, disse.

O secretário mencionou três propostas analisadas pelo Comitê: manutenção da atual situação, suspensão parcial da proibição de irrigação ou suspensão total. Para ele, o cenário é de retorno da   irrigação, mas ainda é cedo para permitir que seja realizada em todos os momentos do dia.

“Não sabemos se o nível dos rios continuará aumentando e se vai normalizar. Ainda é cedo para uma suspensão total, pois não sabemos como será a previsão de chuvas nas bacias. É preciso esperar um pouco mais para tomar uma decisão como esta”, declarou Octaciano Neto.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - ES.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - ES

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário