Vale vende ativos de fertilizantes para Mosaic por US$2,5 bi; terá fatia na Mosaic

Publicado em 19/12/2016 10:22

LOGO REUTERS 3.0

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale anunciou nesta segunda-feira a venda de ativos de fertilizantes para a Mosaic por aproximadamente 2,5 bilhões de dólares, em negócio que também envolverá aquisição de participação minoritária na companhia norte-americana, segundo fato relevante.

A Vale afirmou que receberá 1,25 bilhão de dólares em dinheiro e 1,25 bilhão de dólares em ações ordinárias a serem emitidas pela Mosaic, com a mineradora brasileira avançando em sua estratégia de vender ativos para reduzir a dívida.

"A Vale continua com seu programa de desinvestimento e usará os recursos provenientes desta venda para reduzir sua dívida, ao mesmo tempo em que permanece exposta ao negócio de fertilizantes através da participação estratégica na Mosaic", afirmou a companhia, ressaltando que a parceria com a Mosaic adiciona valor substancial aos acionistas da Vale, fortalecendo a exposição da empresa ao mercado mundial de fertilizantes.

Já a Mosaic deverá se transformar em líder em produção e distribuição de fertilizantes no Brasil, um dos mercados agrícolas mais promissores do mundo, afirmou a empresa dos EUA.

"Enxergamos isso como uma combinação estratégica ideal para a Mosaic. Nós temos experiência comprovada em mineração e produção de fosfato, um grande registro de integrações de aquisição bem-sucedidas, bem como relações e experiência vastas no Brasil", declarou o presidente e CEO da Mosaic, Joc O’Rourke, em nota.

Os ativos negociados envolvem unidades com capacidade de produção de 4,8 milhões de toneladas de fertilizantes fosfatados e 500 mil toneladas de potássio, segundo a Mosaic, que espera que a aquisição aumente o lucro por ação da empresa em 2018, gerando mais de 80 milhões de dólares em sinergias após impostos.

A norte-americana emitirá aproximadamente 42,3 milhões de ações, número que atualmente representa em torno de 11 por cento do total das ações ordinárias em circulação da Mosaic.

A Vale disse que, sujeito a exceções específicas, as ações da Mosaic emitidas para a mineradora brasileira não poderão ser transferidas por dois anos após a conclusão da transação. Entretanto, após o período, a companhia brasileira terá plenos direitos.

Após a conclusão da transação, a Vale terá o direito de indicar dois membros do Conselho de Administração da Mosaic, acrescentou a mineradora.

Adicionalmente, a Vale poderá receber uma quantia adicional de até 260 milhões de dólares, a serem pagos em dinheiro ao longo do período de dois anos após o fechamento do acordo, caso determinadas métricas financeiras sejam atingidas.

Uma vez concluída a transação, a Vale venderá para a Mosaic: ativos de fosfatados localizados no Brasil, excluindo os de nitrogenados e fosfatados em Cubatão (SP).

O negócio também inclui participação em Bayóvar, no Peru; ativos de potássio localizados no Brasil, incluindo o projeto de Carnalita; e o projeto de potássio no Canadá (Kronau).

A inclusão do polêmico projeto de potássio de Rio Colorado (Argentina) --no qual a Vale investiu bilhões-- no escopo da transação está sujeita à aceitação da Mosaic após o término da due diligence, segundo a mineradora brasileira.

A Vale afirmou que a conclusão da transação é esperada para final de 2017 e está sujeita à separação dos ativos de Cubatão da Vale Fertilizantes e ao cumprimento de condições precedentes usuais, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e de outras autoridades antitruste.

As ações preferenciais da Vale, maior produtora global de minério de ferro, operavam praticamente estáveis nesta segunda-feira. Por volta das 11h02, caíam 0,25 por cento, em dia em que os contratos futuros de minério de ferro na China tiveram queda de mais de 7 por cento.

FINALMENTE

Em 17 de junho, a Reuters antecipou que a Mosaic havia entrado em negociações para comprar a unidade de fertilizantes da Vale, segundo fontes com conhecimento do assunto. Uma das fontes havia dito que o acordo poderia chegar a 3 bilhões de dólares.

Em nota a clientes, o BTG Pactual afirmou nesta segunda-feira que o esperado negócio foi fechado na parte mais baixa das expectativas, de 2,5 bilhões a 3 bilhões de dólares.

Mas o BTG mencionou que o acordo exclui ativos de nitrogenados e fosfatados em Cubatão. Então não é possível comparar as expectativas com o negócio efetivamente fechado, segundo o banco.

A Vale afirmou que espera explorar a venda dos ativos de Cubatão em 2017.

Os ativos localizados em Cubatão, que são dedicados, principalmente, à produção de nitrogenados, registraram um Ebitda ajustado de 108 milhões de dólares em 2015.

 

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário