Recursos do Plano Safra 2017/18 estão disponíveis, diz Ministério da Agricultura

Publicado em 03/07/2017 13:04

LOGO REUTERS

(Reuters) - Os recursos de financiamento do Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018, de 190,25 bilhões de reais, poderão ser acessados a partir desta segunda-feira, marcando o início da nova temporada de grãos, segundo o Ministério da Agricultura.

Os recursos, anunciados em 7 de junho, são para operações de custeio, comercialização e investimento.

"Mesmo num cenário de dificuldade, o governo reduziu os juros de algumas linhas de crédito para permitir que os agricultores tenham safras capazes de garantir a segurança alimentar do brasileiro e excedentes exportáveis para gerar divisas", destacou o secretário de Política Agrícola da pasta, Neri Geller, em nota.

Do montante anunciado, 550 milhões de reais são do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e 1,4 bilhão de reais para apoio à comercialização.

As taxas de juros do plano foram reduzidas em um ponto porcentual ao ano para as linhas de custeio e de investimento e em dois pontos percentuais ao ano para os programas voltados à armazenagem e à inovação tecnológica na agricultura.

No crédito de custeio e de investimento, os juros caíram de 8,5 por cento ao ano e 9,5 por cento ao ano para 7,5 por cento e 8,5 por cento, à exceção do PCA e do Inovagro, nos quais a taxa foi fixada em 6,5 por cento ao ano.

O volume de crédito para custeio e comercialização é de 150,25 bilhões de reais, sendo 116,25 bilhões com juros controlados e 34 bilhões com juros livres. O montante para investimento saltou de 34,05 bilhões de reais para 38,15 bilhões, com aumento de 12 por cento.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário