Novo blog do SENAR aborda benefícios da biotecnologia na agricultura

Publicado em 17/07/2017 11:34
Parceria entre CNA/SENAR e BOAS visa incentivar a adoção das boas práticas agronômicas e traz informações aos produtores sobre tecnologias Bt

Lançado na última quarta-feira (12), o blog Biotecnologia no SENAR é uma nova ferramenta on-line que traz informações sobre as tecnologias Bt (resistentes a insetos) e sobre a importância da adoção das boas práticas agronômicas. O conteúdo foi elaborado por meio de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), que coordena o programa Boas Práticas Agronômicas (BOAS) desde 2015.

O novo ambiente virtual é direcionado a produtores de soja, milho e algodão Bt, que convivem diariamente com a biotecnologia no campo. Desenvolvida para melhorar as características de plantas e microrganismos, a biotecnologia é uma ferramenta que contribui para produzirmos mais alimentos sem aumento proporcional da área cultivada.

Com o blog, que vai reunir, entre outros materiais, notícias, folders, videoaulas, vídeos técnicos e depoimentos, as entidades envolvidas querem incentivar o agricultor a adotar as boas práticas no campo, proteger a produtividade e evitar a perda dessa tecnologia.

A diretora-executiva do CIB e coordenadora do BOAS, Adriana Brondani, explica que a parceria com o SENAR pode ajudar o produtor rural a se adaptar a diferentes desafios. “A ideia é unir esforços e expertises do CIB e do SENAR para oferecer ao agricultor o que há de melhor em conteúdo informativo, com uma comunicação dinâmica, eficiente e de qualidade.”

Adriana esclarece que as principais estratégias sugeridas pelo CIB para o produtor pôr em prática as boas práticas agronômicas são: dessecação antecipada, uso de sementes certificadas, tratamento de sementes, adoção de áreas de refúgio, controle de plantas daninhas e voluntárias e monitoramento de pragas. “Hoje, quem mais se beneficia da biotecnologia é, de fato, o agricultor. Para o CIB, pessoas bem informadas tomam melhores decisões, e a parceria com o SENAR permite justamente um aprofundamento da informação técnica.” 

Segundo o assessor técnico do SENAR, Rafael Diego da Costa, as instituições  parceiras estão alinhadas nas estratégias de educação e difusão de informações que buscam promover o desenvolvimento econômico e social do setor, dando aos agricultores ferramentas para produzirem de forma ainda mais eficiente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Senar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário