Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação

Publicado em 20/07/2017 10:31

O Porto de Paranaguá fechou os primeiros seis meses de 2017 com a maior movimentação de toda a sua história para o período. Ao todo, foram 25 mil toneladas movimentadas, uma marca 3,3% superior ao antigo recorde, alcançado no ano passado, quando foram operadas 24,2 milhões de toneladas de cargas.

O recorde vem acompanhado de outro feito importante: nunca o Porto de Paranaguá teve uma diversificação tão grande nas suas cargas. Ao longo destes seis meses, o porto bateu o recorde de movimentação de cargas gerais e graneis líquidos e, pela primeira vez na sua história, os produtos desta natureza ultrapassaram os 33% do total movimentado. Exemplo disso é que nesta quinta-feira (20) os mais de 20 berços do Porto de Paranaguá estão todos ocupados por navios, operando um total de 13 tipos diferentes de cargas – como milho, veículos, açúcar, óleo de soja, farelo, cloreto de potássio e ureia.

NÚMEROS - No primeiro semestre do ano, foram 4,8 milhões de toneladas de carga geral movimentadas, um aumento de 5% em relação ao ano passado. O avanço foi impulsionado pelos investimentos no novo layout operacional do cais do porto, que derrubou velhos armazéns obsoletos e abriu pátios para movimentação deste tipo.

No mesmo período, também foi registrado recorde na movimentação de granéis líquidos, com 3,6 milhões de toneladas operadas e 24,7% de aumento. Para este tipo de carga, o porto investiu reformando o cais de inflamáveis, trocando as defensas e cabeços de amarração, garantindo a segurança das operações e atraindo mais cargas para Paranaguá.

INVESTIMENTOS - “A nossa vocação graneleira já está consolidada e nunca vamos abrir mão de ser o melhor porto para o agronegócio brasileiro, mas hoje construímos uma estrutura que atende todos os usuários. Desde a indústria, que nunca importou tantos insumos e exportou tantos produtos por Paranaguá, até os produtores rurais, que se abastecem com os fertilizantes que entram por aqui e, na safra seguinte, exportam suas produções”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Os recordes atingidos pelo Porto e as taxas de ocupação em destaque são resultado do maior pacote de investimentos já realizado no terminal. São R$ 624 milhões investidos desde 2011. Desde obras de repotenciamento, reformas do cais e trocas de equipamentos até campanhas de dragagem e novos processos automatizados que dão mais agilidade e segurança nas operações. “Fazemos estes aportes não pensando em recordes, mas em construir um porto adequado para o presente e futuro do Paraná e de Paranaguá. O aumento da movimentação é uma consequência natural”, explica o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Porto de Paranaguá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário