Movimentação de carga de grãos crescerá pela região norte

Publicado em 15/12/2017 15:11
Blairo Maggi estima que represente 40% do total do país, em dez anos

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) avalia que o escoamento da safra de grãos destinada ao mercado externo acontecerá cada vez mais pela região norte do país, chegando a 40% do total, até lá. “É uma realidade que aos poucos está acontecendo. Cada vez que se manda uma mercadoria pelo Norte, são aliviados os portos do Sul e a vida dos produtores de lá”, disse o ministro.

As mudanças no sistema portuário já vêm acontecendo, disse Maggi, lembrando que, há pouco tempo, os telejornais mostravam filas de caminhões que se estendiam, por exemplo, de Curitiba até o porto de Paranaguá e de São Paulo até o porto de Santos. “Não existe mais nada disso. Hoje, as exportações são agendadas, o caminhão tem uma senha, chega no tempo, no dia e na hora certa, descarrega e vai embora. Precisamos avançar muito, mas já caminhamos bastante”, afirmou.

Blairo Maggi participou, nesta sexta-feira (15) do Seminário Brasil Central, no Jornal O Globo, no Rio de Janeiro, onde falou sobre a Força do Agronegócio na Transformação do Brasil. Maggi destacou a importância da produção de alimentos para atender a demanda de 3 bilhões de pessoas que deverão estar na classe média no mundo até 2030.

O ministro enfatizou que o mercado asiático continua como o de maior potencial de crescimento para os produtos brasileiros. No sul e sudeste asiático estão concentrados 51% da população do planeta e 19% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial, observou. Essa região responde pelo consumo de 28% das aves comercializadas, de 20% dos bovinos, 31% dos lácteos e 37% do açúcar.

A preservação da vegetação nativa do país que chega a 63% do território brasileiro foi outro ponto destacado pelo ministro. O dado foi comparado com a preservação nos estados Unidos, que corresponde 19,9%. No Brasil, as propriedades rurais, incluindo áreas de florestas plantadas representam 22,2% do território nacional, enquanto nos EUA chegam a 30,2%.

 Durante o evento, o ministro informou ter entregue ao ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, estudo  desenvolvido pela Embrapa Territorial sobre as melhores alternativas para investimentos em logística que beneficiarão o agronegócio brasileiro. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário