Presidente da CNA apresenta sistema que moderniza pecuária e fala da agricultura sustentável brasileira

Publicado em 22/05/2018 15:32
João Martins participou de entrevista com a imprensa francesa na Embaixada do Brasil em Paris

O presidente da CNA, João Martins, apresentou, durante entrevista à imprensa francesa, nesta terça (22), em Paris, uma ferramenta de rastreabilidade que moderniza a pecuária brasileira e, em sua apresentação, falou também como os agricultores e pecuaristas brasileiros produzem e preservam o meio ambiente.

“A CNA representa os produtores rurais brasileiros e participa, conjuntamente com o governo, em diversas discussões, sejam elas de mercado internacional, de legislação. O Código Florestal brasileiro, por exemplo, que norteia nossa agricultura sustentável, é uma das leis mais rigorosas do mundo”, afirmou o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil durante a entrevista na Embaixada do Brasil em Paris.

João Martins ressaltou também a importância das pesquisas da Embrapa para o desenvolvimento de uma “nova agricultura tropical”, onde os produtores gastam pouca energia, preservam as nascentes e plantam as florestas.

“Isso tudo resulta em uma agricultura sustentável. Basta sobrevoar o Brasil para ver como a pecuária e a agricultura são feitas”. Um exemplo de sustentabilidade citado pelo presidente da CNA é o programa de preservação e recuperação de nascentes, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Presente na entrevista, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, completou dizendo que a legislação obriga os produtores brasileiros a manterem áreas de reservas ambientais em suas propriedades rurais, além de proteger rios, córregos, nascentes ou qualquer curso de água que estiver dentro da propriedade.

“É dessa forma que o Brasil vem fazendo agricultura e pecuária. Hoje podemos dizer com toda tranquilidade que somos o quarto maior produtor de alimentos e o segundo exportador, respeitando as questões trabalhistas e ambientais”.

A presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputada Tereza Cristina, enfatizou que o Código Florestal foi discutido durante nove anos para se chegar a atual legislação. “Hoje os proprietários rurais detém 100% das suas áreas, mas são obrigados nos diversos biomas a preservar de 20% a 80%”.

O embaixador do Brasil em Paris, Paulo Campos, agradeceu a presença da CNA, do ministro e da deputada na embaixada para discutir questões relativas à sanidade animal e qualidade da agricultura brasileira.

Agri Trace – Na entrevista, foi apresentado aos jornalistas o Agricultural Traceability System CNA Brasil (Agri Trace), sistema desenvolvido pela CNA para realizar a gestão de protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária da cadeia produtiva da carne bovina.

O coordenador do Grupo Técnico de Defesa Sanitária da CNA, Decio Coutinho, explicou que a plataforma é especifica para carne bovina e é um instrumento adicional as operações de requisitos de certificação sanitária brasileira.

“Ela já está em operação no mercado brasileiro com 6 protocolos desde 2016 e o lançamento dela nesse momento foi planejado para coincidir com o reconhecimento do nosso país como livre de febre aftosa com vacinação, durante a 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário