PMMG proíbe venda de combustíveis em recipientes em Minas Gerais e afeta trabalho no campo

Publicado em 01/06/2018 12:23

LOGO nalogo

Produtores rurais de Minas Gerais estão preocupados com uma decisão da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) no estado, Corpo de Bombeiros, Promotoria da Defesa do Consumidor e Polícia Militar que instituiu que postos não podem mais comercializar, por tempo indeterminado, combustível em recipientes, ainda que estes sejam certificados pelo Inmetro.

Essa decisão afeta diretamente o trabalho no campo de milhares de profissionais no estado, que é um dos mais representativos do agronegócio. "Nós precisamos do combustível para o funcionamento das máquinas nas fazendas. Como vou levar uma colheitadeira no posto pra abastecer?", indaga o produtor rural Lúcio Dias, de Guaxupé (MG).

Sem qualquer menção aos produtores rurais, que sempre compraram combustíveis em galões, o anúncio da proibição de venda foi divulgado na quarta-feira (30) pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) depois da decisão publicada no Memorando nº 30.043-18. A medida é temporária.

Em nota, o Minaspetro revela um trecho do documento. "face ao contexto vivenciado pela sociedade brasileira foi necessário através do Termo de Ciência e Responsabilização, proibir a utilização dos citados recipientes sob pena de praticar crime de desobediência…". O documento cita a Resolução nº 41/2013 da ANP que prevê que o combustível só pode ser comercializado em vasilhame apropriado.

Ainda em nota, o Sindicato recomenda que os postos cumpram o que foi instituído pelo Memorando da PMMG, que visa garantir a segurança dos estabelecimentos até que seja normalizado o abastecimento em todo o estado e pede que os postos acionem a PM, caso seja necessário, e reforça que a decisão de proibição de venda vem dos órgãos de segurança pública no estado.

Procurada, a ANP informou através de sua assessoria de imprensa que "em Minas Gerais, a proibição de venda de combustíveis em galões foi feita pelo Ministério Público".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário