Camex suspende aplicação de direito antidumping contra refratários da China e México

Publicado em 19/06/2018 09:33

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A Câmara de Comércio Exterior (Camex) suspendeu aplicação de direito antidumping aplicado sobre produtos refratários básicos produzidos na China e no México por até um ano, prorrogável por igual período, segundo decisão publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

O direito antidumping havia sido aplicado em 2013 após reclamação aberta no final de 2011 pela fabricante brasileira de produtos refratários Magnesita, que "após a implementação da medida antidumping, foi a principal beneficiada", afirmou a Camex na resolução desta terça-feira. Na ocasião, os produtos chineses foram sobretaxados em 536,5 dólares por tonelada e os mexicanos em 370,5 dólares.

Os refratários básicos magnesianos que eram alvo da medida antidumping brasileira são usados em uma série de indústrias, incluindo siderúrgica, por empresas como Usiminas, CSN, Gerdau e ArcelorMittal. O material é aplicado como revestimento interno em alto fornos, evitando que o aço acima de 1.500 graus Celsius entre em contato com as paredes dos equipamentos.

A decisão da Camex de suspender a aplicação do direito antidumping foi tomada diante de alta dos preços internacionais dos refratários, algo que associado à desvalorização do real ante o dólar "vem desincentivando as importações e reduzindo a concorrência no setor de refratários no Brasil".

A Camex cita ainda mudança de postura da própria Magnesita, que foi alvo de uma fusão com a austríaca RHI, negócio concluído no final do ano passado.

Segundo o texto, a Magnesita passou "a defender, em 2018, a expansão dos concorrentes mundiais no mercado brasileiro, com maiores alternativas de oferta de matéria-prima", como forma a suprir necessidade nacional de consumo de refratários depois que a indústria local do produto começou a ver maiores oportunidades de exportação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário