Presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Eduardo Ono, apresenta cenário econômico do setor em Manaus

Publicado em 22/01/2019 10:05

Com o objetivo de traçar um panorama do segmento da aquicultura no País e apontar perspectivas para atividade, o presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Eduardo Ono, apresentou, na última terça-feira (15), na sede da FAEA, a palestra “cenário e perspectivas da aquicultura no Brasil”.

A palestra foi proferida durante o primeiro encontro de 2019 da comissão de aquicultura da federação que contou com a presença do presidente da FAEA, Muni Lourenço, do novo secretário de produção rural do Amazonas, Petrúcio Magalhães e de piscicultores e representantes do setor no Estado.

Entre os dados apresentados, Ono destacou os principais desafios para o desenvolvimento da atividade, entre eles, a falta de políticas públicas, burocracia no processo de legalização, alta carga tributária, cadeia de comercialização pouco estruturada e pouco desenvolvimento tecnológico.

A Organização setorial, ou seja, ajustar aspectos legais e organizacionais do segmento é apontado como linha de solução pelo presidente da comissão nacional. “Existem diversas ações de melhorias que já mapeamos, entre elas, a implementação de processos online e autodeclaratórios para agilizar a burocracia da legalização, pesquisas tecnológicas construídas em conjunto com o setor privado e principalmente a construção de políticas públicas estruturantes em que os governos tenham um plano de desenvolvimento para a atividade que possa ser continuado independente do gestor porque algumas ações dessas ações são de longo prazo e o processo não pode ser interrompido. É preciso haver um compromisso de Estado”, elencou.

Cenário local

Sobre o Amazonas, Ono destacou que ainda há muito a avançar. A estimativa é de que entre 65% e 70% do tambaqui, espécie de maior representatividade na comercialização local, seja importada de Estados como Rondônia e Roraima.Gargalos como infraestrutura e custos altos de produção, especialmente no preço da ração e energia elétrica, afetam a competitividade do Amazonas, segundo Ono.

“Por esse e outros motivos, o alinhamento das comissões Nacional e estaduais – incluso o Amazonas - é extremamente importante, uma vez que tudo o que está sendo discutido em nível nacional pode repercutir e ser aplicado em nível estadual. É uma troca. Problemas que o Amazonas enfrenta são similares aos de outros estados. No âmbito nacional da comissão, conseguimos promover um diálogo junto a órgãos federais e, muitas vezes, a solução de um estado serve pra todos os outros.Dessa forma, diminui-se o esforço de uma luta de um estado sozinho e se otimiza os esforços, melhorando os resultados para todos”, defendeu.

Para o presidente da FAEA, Muni Lourenço, a explanação apresentou importantes informações sobre o cenário brasileiro e mundial da aquicultura. “A análise servirá de referência para a atuação do setor privado, bem como para as políticas públicas estaduais do segmento, conforme manifestado pelo Secretário de Produção Rural do Amazonas, presente na Reunião”, resumiu Lourenço.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário