Federarroz divulga nota de esclarecimento sobre renegociações rurais

Publicado em 11/06/2019 13:46
Entidade alerta para contratos que possuem elevado risco ao patrimônio familiar

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), divulgou nota de esclarecimento aos produtores referente às renegociações rurais de mútuos agrícolas (Cédulas Rurais) e bancários com a implementação do instituto legal da alienação fiduciária prevista na Lei Federal nº 9.514/1997. Com a verificação da existência de ocorrências nesse sentido, a entidade tomou a decisão de explicar de forma sucinta esse tipo de contrato. 

De acordo com o comunicado, o instituto da alienação fiduciária de bens imóveis foi implementado no ordenamento jurídico brasileiro com o objetivo de tornar mais eficaz a recuperação de capital quando da inadimplência do devedor. Para obter este efeito, o legislador efetivou a redação de rito procedimental dotado de mais celeridade e menos custoso ao credor quando da necessidade de cobrança e execução da dívida, sendo essa efetivada por meio extrajudicial. A Federarroz enfatiza, porém, que, em caso de inadimplência do produtor que efetivou contrato de mútuo com garantia em alienação fiduciária, o credor solicitará que o oficial de Cartório de Registro de Imóveis competente notifique o devedor fiduciante para realizar o pagamento da dívida no prazo de quinze dias.

Portanto, conforme a nota, na hipótese de não pagamento do valor devido, a Lei prevê que o oficial do  Cartório de Imóveis efetive a transferência da propriedade do imóvel para o credor fiduciário com a simples averbação na matrícula do imóvel ofertado em garantia ao 
mútuo rural ou creditício entabulado pelo produtor junto ao agente financeiro. Após a realização dessa formalidade, serão realizados leilões extrajudiciais para a venda do bem imóvel, sem processo judicial.

A Federarroz alerta para que os produtores fiquem atentos aos riscos em firmar contratos dessa natureza, uma vez que possuem elevado risco ao patrimônio familiar. A Federação se coloca à disposição para eventuais colaborações, no sentido de esclarecer possíveis dúvidas.
Texto: Rejane Costa/AgroEffective
Mais informações sobre a Federarroz

Site: www.federarroz.com.br
Facebook: www.facebook.com/federarrozrs
Instagram: @federarroz
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Assessoria de Comunicação
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário