CNA reúne especialistas em painel sobre segurança rural

Publicado em 02/10/2019 17:32
Segunda edição do evento debateu ações de boas práticas da Polícia Militar de três regiões do País

"A CNA pode contribuir e ser interlocutora entre o produtor rural e a polícia para reverter a situação da insegurança no campo", afirmou o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, no primeiro dia de debates do 2º Painel sobre Segurança Rural promovido pela entidade na quarta (2).

O evento reuniu especialistas das Polícias Militares de 14 estados e do Distrito Federal, que apresentaram ações voltadas ao policiamento rural e trocaram experiências estaduais, além de discutirem a criação de uma rede de contatos entre as corporações.

João Martins destacou que a relação mais próxima da CNA com órgãos de segurança pública e com o governo contribuiu para o compartilhamento de informações que ajudaram a combater a criminalidade no campo.

"Vivíamos em um ambiente inseguro igual ao da cidade. Porém, de lá para cá, conseguimos sensibilizar o governo e temos notícias de que houve redução dos crimes em alguns estados", ressaltou.

O painel pretende fomentar políticas de governo em segurança pública e disseminar as práticas bem-sucedidas, como em Goiás, que criou em 2017 o patrulhamento rural georreferenciado e o Centro de Comando e Controle Rural, iniciativas pioneiras no País.

"Abrimos o leque da segurança pública no campo. Hoje protegemos não só o produtor rural, mas a economia do estado. Onde o programa é implementado já reduzimos em 60% o índice de roubos e furtos. A gente tem o envolvimento massivo dos produtores, uma rede de segurança muito forte e os resultados são significativos. Nosso desafio é ampliá-lo para todo o estado o quanto antes", afirmou o tenente-coronel Daniel Moreira Galvão, da Polícia Militar de Goiás.

Em Rondônia, o programa de patrulhamento rural foi construído com base no modelo de Goiás, mas adaptado à realidade local, destacou o major Robson Brancalhão, do 7º Batalhão da PM. Segundo ele, devido à extensão territorial, há dificuldades para fazer o policiamento no campo. No entanto, a corporação tem conseguido superar os problemas com ajuda dos produtores rurais.

“Contornamos as dificuldades por meio das parcerias com as associações de produtores e pecuaristas, que auxiliam na aquisição de telefones via satélite e rádio e na criação de grupos de WhatsApp com os produtores para que possamos identificar e reprimir a criminalidade. Uma reunião como essa é interessante porque é um amadurecimento no sentido de entender que o crime não tem fronteiras e essa articulação é fundamental.”

O capitão da Polícia Militar do Distrito Federal, Rafael Cunha, destacou a importância da proximidade com a comunidade rural para o trabalho que a corporação realiza desde maio do ano passado com o programa Guardião Rural.

"De uma forma sistematizada e organizada, o programa está trazendo excelentes resultados desde sua criação. Nosso programa é muito recente, mas já atingimos resultados significativos com 57% de redução nos índices de criminalidade. Alcançamos mais de 180 propriedades cadastradas e utilizamos o WhatsApp para contato direto."

A CNA desenvolve diversas ações para auxiliar o poder público na criação de políticas publicas de segurança no meio rural, como o Observatório da Criminalidade no Campo, que realizou um levantamento de dados sobre o tema e promoveu uma pesquisa piloto sobre vitimização rural com 141 produtores rurais do DF.

Segundo a pesquisa, quase 2/3 dos produtores entrevistados já foram vítimas de algum crime. A intenção da CNA é fazer esse levantamento periodicamente e ampliar a pesquisa para todos os estados do País.

Na quinta (3), os debates continuam com as apresentações da Polícia Militar e os encaminhamentos do painel com as propostas de trabalho para avançar no tema.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário