Resumo da semana: Dólar atinge máxima histórica na semana e primeiras análises para 2020 são positivas

Publicado em 29/11/2019 11:06

LOGO nalogo

O dólar até desacelerou a alta depois de dois leilões extraordinários promovidos pelo Banco Central no mercado à vista, mas ainda assim fechou com folga em nova máxima recorde nesta terça-feira, depois de ao longo do pregão disparar a quase 4,28 reais e cravar novo pico histórico também para o intradia.

>> Após flertar com R$ 4,28, dólar crava novos recordes históricos em sessão de atuação do BC

A competitividade da soja brasileira segue elevada e traz boas oportunidades para o produtor neste momento. Um alinhamento de fatores mantém a demanda focada no mercado nacional, principalmente por parte da China, e provocando ainda um movimento de alta nos prêmios para a oleaginosa brasileira. "Mesmo com o dólar alto, os prêmios conseguem se manter elevados", diz o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting. 

>> Soja: Preços no Brasil são sustentados por prêmios fortes, dólar alto e concentração da demanda

Agricultores franceses irritados com políticas do governo que, segundo eles, ameaçam seus mecanismos de subsistência, dirigiram comboios de tratores até Paris nesta quarta-feira, obstruindo o tráfego em vias públicas e ampliando a agitação social enfrentada pelo presidente Emmanuel Macron.

>> Agricultores franceses fecham rodovias em protesto; Irlanda também tem manifestação

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio, colheita e comercialização das principais safras do estado.

>> Deral indica que 90% do milho plantado no Paraná estão em boas condições

De acordo com relatório da Rabobank, divulgado neste mês de novembro, a expectativa é que o mercado de proteína animal de uma forma geral continue sendo afetado de maneira contundente em 2020 pela Peste Suína Africana (PSA). Segundo o documento, a doença deve superar o as perspectivas estimadas para o ano que vem e trazer "incerteza para todos os mercados".

>> Relatório estima que a PSA deve continuar mudando o mercado de proteína animal em 2020

O aumento nos custos de produção para o suinocultor é uma realidade, mas a margem obtida com as vendas a bons preços ainda dá folga ao produtor para repor o caixa após anos de crise, é o que dizem dois presidentes de cooperativas e associações brasileiras do setor. 

>> Margem de lucro na suinocultura faz frente ao aumento de custos de produção

A Nuffield Brasil, instituição sem fins lucrativos, promove liderança e inovação no agronegócio através de viagens internacionais e trocas de experiências entre os associados pela rede de confiança. A entidade abriu inscrições para viagem técnica à Austrália e Nova Zelândia entre 14 e 31 de agosto de 2020. As condições são especiais para empresários, produtores rurais e profissionais com interesse em novas tecnologias em produção, distribuição, gestão e comunicação desde o campo até o consumidor. A viagem é uma oportunidade única para conhecer os empreendimentos de vários Nuffieldianos e entender a sua jornada de liderança na prática, tanto como empresário como embaixador do agro para a sociedade. Inscrições até 30 de dezembro de 2019 têm desconto de 5%; até 30 de março de 2020 têm desconto de 2,5%. Após essa data, o pagamento é com valor cheio.

>> Nuffield Brasil abre inscrições para viagem técnica para Austrália e Nova Zelândia

Confira as entrevistas que foram destaque ao longo da semana:

Mercado do boi em 2020 deverá ser tão forte quanto o final deste ano, prevê Rabobank

Preço da soja do BR poderia estar US$ 20 mais alto. 2020 deve ter cotação ainda melhor, diz Severo

Possível falta de milho em 2020 já preocupa setores do agronegócio, diz Enori (Faesc)

Dólar em forte alta reflete nervosismo interno, porém, movimento tem vida curta, diz economista

Ilegalidade instalada: Produtor não deve arcar com a variação cambial nas compras de insumo

Lançada a cartilha Bolsonaro para entender os motivos que fazem do presidente o campeão de audiência

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário