Cemig anuncia ex-Cteep Reynaldo Passanezi como novo presidente

Publicado em 13/01/2020 13:25

LOGO REUTERS

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A estatal mineira de energia Cemig informou que o economista Reynaldo Passanezi Filho foi nomeado como novo diretor-presidente da companhia, segundo fato relevante nesta segunda-feira.

Passanezi, que foi anteriormente presidente da transmissora de energia Cteep, do grupo colombiano Isa, assumirá o cargo a partir desta segunda-feira no lugar de Cledorvino Belini, que havia sido indicado para o comando da companhia em fevereiro de 2019.

A mudança acontece em meio a planos da gestão do governador mineiro Romeu Zema (Partido Novo) de privatizar a empresa, que é uma das maiores elétricas do Brasil e tem negócios em geração, transmissão e distribuição de energia.

A Cemig não informou de imediato motivos para a substituição de Belini, que comandava um processo de reestruturação da companhia que envolveu corte no número de níveis gerenciais, redução de secretárias e motoristas e até a venda de um avião da empresa, em busca de menores custos.

O executivo, no entanto, seguirá no conselho de administração da empresa, de acordo com o comunicado da Cemig.

Uma fonte próxima do assunto disse à Reuters que a contratação de Belini já envolveu um acerto prévio para que ele comandasse a companhia por um período inicial e depois assumisse um lugar no conselho.

"Politicamente... havia um acordo com o Belini de ficar um período e depois ele iria para o conselho", afirmou.

Ainda de acordo com essa fonte, o nome de Belini havia sido cogitado primeiramente para a posição de conselheiro, mas a pressa do governo Zema em substituir o CEO deixado pela gestão Fernando Pimentel (PT), Bernardo Alvarenga, levou à sua nomeação para a presidência.

Antes de atuar na elétrica mineira, Belini fez carreira na montadora Fiat, tendo sido presidente da montadora no Brasil e na América Latina. Não foi possível entrar em contato com o executivo para comentários.

Segundo a Cemig, o conselho de administração da empresa aprovou a nomeação de Passanezi como novo diretor-presidente nesta segunda-feira.

EMPRESA SÍMBOLO

Considerada uma empresa emblemática em Minas Gerais, a Cemig foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, que depois seria presidente da República.

O governador Zema, eleito em 2018, prometeu em sua campanha privatizar a empresa, o que exige aprovação da venda do controle em plebiscito popular ou mudança da Constituição estadual para retirar essa exigência.

A Cemig reportou prejuízo líquido de 281,8 milhões de reais no terceiro trimestre, contra lucro de 244,5 milhões de reais no mesmo período de 2018, impactada por um contingenciamento bilionário para o cumprimento de contribuições tributárias.

Enquanto o governo mineiro tenta avançar com os planos de privatização, a companhia vinha buscando vendas de ativos para reduzir seu elevado endividamento.

A dívida líquida da companhia terminou o terceiro trimestre em 13,6 bilhões de reais.

Em meio aos planos de desinvestimentos, a Cemig fechou em julho ano passado a venda de parte de sua fatia na elétrica Light, deixando de ser controladora da empresa que atua na distribuição de energia na região metropolitana do Rio de Janeiro e tem ativos de geração.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário