Commerzbank: cotação do cacau cai com temor de menor demanda por coronavírus

Publicado em 09/03/2020 09:04

LOGO estadao

O cacau não está imune aos efeitos do coronavírus, de acordo com avaliação do banco alemão Commerzbank. Em relatório, analistas afirmam que a queda nos preços da commodity no mercado internacional pode estar sendo influenciada pelo temor de que a epidemia afete a demanda na Europa, região responsável por cerca de 35% do consumo global. Além do surto da doença, o aumento dos preços do cacau para os consumidores finais também pode pesar sobre a demanda.

De acordo com o banco, no início da semana, um grande produtor de chocolates anunciou que o custo adicional de US$ 400 por tonelada cobrado sobre o produto da Costa do Marfim e de Gana, a partir de outubro, será embutido no valor do chocolate.

Os países africanos são os dois maiores produtores de cacau do mundo, representando juntos cerca de 60% do suprimento mundial. Nesse caso, o Commerzbank acredita que a substituição por fornecedores alternativos não é a melhor opção, principalmente porque o aumento do consumo no Equador, Camarões, Nigéria ou Indonésia também deve impulsionar os preços.

O mercado tem expectativa de pequeno déficit na oferta global da commodity na safra atual. No entanto, se a demanda for enfraquecida de fato, o déficit pode se transformar em um superávit, apontam analistas do Commerzbank.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário