Ministra da Agricultura pede apoio de secretários estaduais para garantir abastecimento

Publicado em 26/03/2020 20:59

SÃO PAULO (Reuters) - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pediu a colaboração dos secretários estaduais do setor para garantir o abastecimento de alimentos e a manutenção dos serviços essenciais, para que a cadeia produtiva funcione durante a crise do coronavírus, informou a pasta nesta quinta-feira.

O tema foi debatido em uma reunião virtual que contou com a participação da ministra e de 20 representantes dos Estados. Participaram também os secretários de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, e de Política Agrícola do ministério, Eduardo Sampaio.

Um novo decreto irá detalhar mais quais os serviços não podem parar, como produção e comercialização de insumos agropecuários, medicamentos de uso veterinário, material genético, defensivos agrícolas, fertilizantes e serviços de transporte de funcionários e de carga, disse Sampaio de acordo com o comunicado.

Nesta quinta-feira, a indústria do trigo reportou problemas para a entrega de farinha aos clientes, devido à descoordenação entre ações federais, estaduais e municipais de combate ao coronavírus, o que tem criado gargalos para o transporte de mercadorias.

Uma reunião do setor com o governo prevista para sexta-feira em Brasília deverá discutir o assunto. Enquanto isso, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar normas editadas por Estados e municípios que determinaram o fechamento de fronteiras locais como forma de contenção da pandemia do novo coronavírus.

Em meio a medidas restritivas para combater o coronavírus, a associação de empresas de transporte NTC&Logística publicou pesquisa nesta quinta-feira apontando queda de 26% no transporte de cargas gerais, indicando também que a logística da soja recém-colhida tem visto menos problemas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário