Hortifruti: Como está o funcionamento das feiras livres no BR?

Publicado em 31/03/2020 16:21

Devido às estratégias de isolamento social, a fim de conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19) no Brasil, a realização de feiras livres tem sido limitada ou até interrompida em algumas localidades brasileiras. Sendo um dos mais importantes meios de escoamento da produção local, a paralisação desta atividade pode prejudicar pequenos agricultores.

Em uma cidade do Espírito Santo, onde as feiras livres estão vetadas até o momento, a demanda por frutas e hortaliças teria recuado 80% nos últimos dias, com muitos produtores registrando perdas de produtos, segundo relatos de uma das associações das feiras livres locais ao Hortifruti/Cepea. A solução, por ora, tem sido a comercialização via delivery, para evitar prejuízos ainda maiores.

Até o momento, a ocorrência deste tipo de comercialização não está proibida por decreto federal, sendo autorizada em alguns municípios, desde que os feirantes adotem medidas de prevenção, como intensificar ações de higienização, manter distância mínima de um metro entre as barracas, proibir o consumo de alimentos e bebidas no local, além de manter os alimentos embalados durante a exposição, como tem acontecido na capital paulista. Já no Rio de Janeiro (RJ), as feiras estão funcionando em semanas intercaladas, enquanto em Curitiba (PR), alguns feirantes atendem também via WhatsApp para delivery ou para retirada no local.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário