RS: Feira Virtual proporciona aumento de até 50% na comercialização de agroindústrias e agricultores familiares
Depois que começou essa pandemia, a gente teve mais clientes novos conhecendo e comprando os nossos produtos e as vendas aumentaram mais de 50%", afirma Roberto Parisotto, proprietário da Agroindústria Família Parisotto, de Bento Gonçalves, que produz massas, molhos e biscoitos, sendo umas das mais de 650 cadastradas na Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf) da Emater/RS-Ascar, mantida em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
Embora a feira do produtor no município, que é o principal ponto de venda da família, tenha sido retomada aos sábados à tarde, a família continua com as entregas a domicílio. “Valeu essa ideia, o esforço que a equipe da Emater fez foi de grande valia, acho que, se não fosse essa iniciativa, as agroindústrias estariam penando. A nossa não pode se queixar, apesar de ter começado há pouco tempo, teve grande importância essa ajuda”, avalia Parisotto, ao lembrar que também aperfeiçoaram a divulgação do empreendimento no Facebook.
O produtor de morango em cultivo protegido, na localidade de Capão Penso, em Cambará do Sul, Daniel Santos Castilhos, já vinha realizando a venda da produção três vezes por semana diretamente ao consumidor e em alguns mercados. Mas com a recomendação de isolamento social devido à Covid-19 e menor circulação de pessoas, a procura também diminuiu. “Só que, com a divulgação nas nossas redes sociais e da iniciativa da Emater de elaborar um informe virtual com a oferta de produtos da agricultura familiar, mais o cadastro na Fevaf, pudemos aumentar em cerca de 30% as vendas de morango”, comemora Castilhos.
Desde meados de abril, mais de 650 empreendimentos de agroindústrias, cooperativas e agricultores familiares do Rio Grande do Sul estão cadastrados na Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf), disponível em https://bit.ly/2XtLndL. O objetivo deste hotsite, lançado no último dia 13, é aproximar produtores e consumidores, favorecendo o escoamento da produção por meio desse atendimento virtual, em especial neste período de quarentena e de isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A plataforma da Feira Virtual foi idealizada e construída pelas gerências Técnica (GET) e de Tecnologia da Informação (GTI) da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Seapdr. Nela estão sendo cadastradas agroindústrias que integram o Programa Estadual de Agroindústrias Familiares, agricultores familiares com DAP e cooperativas com DAP jurídica que têm produção para vender diretamente ao consumidor. “Estes são os critérios”, destaca o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri.
A gerente técnica adjunta, Luana Machado, explica que a plataforma objetiva conectar consumidores a produtores. “O consumidor entra na plataforma e pesquisa o nome da agroindústria, município e/ou produto e como entrar em contato, o que será feito por telefone ou WhatsApp disponibilizados nesta plataforma”. No portal também são apresentadas dicas de alimentação e de prevenção e enfrentamento à Covid-19.
Interessados em oferecer seus produtos devem entrar em contato com o Escritório da Emater/RS-Ascar de sua cidade para preencher o formulário. Encontre o endereço e e-mail de cada escritório em https://bit.ly/2yU7FuJ.
0 comentário
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril
EUA afirmam ter atacado militantes do Estado Islâmico no noroeste da Nigéria
Banco Mercantil propõe aumento de capital e dividendos após regularização de dívida com a União
Agronegócio brasileiro perde Paulo Garollo, o "papa do milho", nesta 4ª feira (24)