CNA e entidades do agro debatem comércio internacional com embaixador da China

Publicado em 21/08/2020 12:23
Videoconferência reuniu representantes de associações e do Ministério da Agricultura

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e representantes de entidades do setor agropecuário foram convidados pelo embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para debater, em uma videoconferência na quinta (20), o comércio entre os dois países. 

Além de avaliar o impacto da pandemia para o comércio de produtos agropecuários entre Brasil e China e o futuro da cooperação bilateral no setor, a reunião serviu para que os participantes pudessem discutir formas de fortalecer a cooperação entre os países. 

O presidente da CNA destacou a importância que o mercado chinês tem para o agro brasileiro e o potencial para ampliação das exportações. Segundo João Martins, a entidade vem fortalecendo a sua área internacional e promovendo ações para que o Brasil possa diversificar a sua pauta de exportações com produtos lácteos, peixes, frutas e mel, entre outros. Uma dessas iniciativas foi a abertura de um escritório da Confederação em Xangai.

"Precisamos inserir mais produtores nessa boa relação com a China", afirmou João Martins.

Uma análise feita pela CNA com base nos dados divulgados pelo Ministério da Economia mostra que a China foi, de janeiro a julho, o principal importador de produtos agropecuários do Brasil, sendo destino de 39,2% dos embarques. A receita gerada com as exportações para o país asiático foi de US$ 24 bilhões no período.

O embaixador da China lembrou a complementariedade que existe na relação entre os países e considerou a parceria no setor agropecuário sólida, dinâmica e com potencial para crescer. Mesmo com a pandemia, as exportações de produtos agropecuários para a China tiveram alta de mais de 30% no primeiro semestre de 2020. 

Yang Wanming disse que a China vem aumentando os cuidados com a segurança alimentar, mas que confia no serviço de inspeção sanitária e na transparência das autoridades brasileiras. Para ele, a demanda chinesa por alimentos deverá aumentar de forma estável no longo prazo, o que fortalecerá, ainda mais, a parceria comercial com o Brasil.

“Somos duas potências no setor agrícola e podemos aprender um com o outro. A China está disposta a fazer com que essa cooperação possa crescer ainda mais e subir a um novo patamar”, declarou. 

O encontro também contou com a participação do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara; do diretor de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira; e da superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antônio Jorge Camardelli; o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin; e o diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Sérgio Castanho Teixeira Mendes, também participaram do encontro. O Ministério da Agricultura foi representado pela assessora especial para Temas de China, Larissa Wachholz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário