CNA discute impactos da Reforma Tributária em setores da economia

Publicado em 17/09/2020 12:20

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou uma live, na quarta (16), sobre o tema “Reforma Tributária: como alguns setores da economia serão impactados?”. O encontro virtual foi moderado pelo presidente do Instituto CNA, Roberto Brant.

Também participaram do debate a gerente-geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, o chefe de gabinete da Presidência da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Guilherme Sampaio, e o secretário-executivo da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Bruno Sobral.

Para Roberto Brant, o distanciamento social provocado pela pandemia dificultou uma discussão transparente e mais profunda sobre as propostas de Reforma Tributária no Congresso Nacional e qualquer decisão nesse momento seria “temerária”.

O presidente do Instituto CNA avaliou que o agro é um dos setores mais atingidos com as atuais medidas sugeridas. Segundo ele, a transformação de produtores rurais pessoa física em contribuintes diretos do tributo, o fim da desoneração da cesta básica e a retirada de convênios para a compra de insumos agropecuários serão um “desastre” para o setor.

“Esse deslocamento brutal de carga tributária que se pretende vai onerar de uma maneira desproporcional o setor agropecuário. Queremos uma reforma tributária que leve em conta as características dos setores, as peculiaridades dos diversos sistemas produtivos e que veja a economia com olhos mais práticos, não olhos absolutamente teóricos”, afirmou o ex-ministro.

A gerente-geral da OCB concorda que o momento não é adequado para a aprovação de qualquer uma das propostas e revela que a entidade vem trabalhando para que o tratamento tributário para o cooperativismo não seja descaracterizado.

Conforme Tânia Zanella, a preocupação maior é com os possíveis impactos sobre as cooperativas de serviços e trabalho, por conta da alíquota de Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), e as cooperativas agropecuárias, devido a mudanças na base de cálculo e a proibição do uso e repasse de créditos.

“Os setores organizados precisam trabalhar em conjunto para apresentar sugestões e propostas. Só assim conseguiremos ter uma reforma tributária ampla e necessária para o Brasil retomar os rumos da sua economia”, declarou.

Bruno Sobral apresentou os impactos da Reforma Tributária para o consumidor do setor de saúde privada. De acordo com ele, uma alíquota única (de 26,9%, por exemplo), fará a carga do setor saúde mais do que dobrar e trará um aumento de 171% na carga tributária para o consumidor.

“Somos favoráveis a uma Reforma Tributária, pois as características do sistema tributário atual geram diversas distorções. O que questionamos é que ela também esteja sendo usada como uma forma de redistribuição de carga tributária intersetorial”, disse.

O representante da CNT disse que a entidade apoia uma Reforma Tributária que traga segurança jurídica, simplificação e que estimule um ambiente de melhores negócios sem que ocorra um aumento da carga tributária. Guilherme Sampaio destacou os pontos que mais preocupam o setor de Transportes na PEC 45/2019, na PEC 110/2019 e no PL nº 3887/2020.

“Entendemos que a reforma é muito importante, mas tem que se ter atenção nessa majoração de alíquota. Tem que se ter o tratamento diferenciado, a questão do creditamento e realmente uma discussão mais ampla sobre as bases de cálculo de todos os projetos”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário