SC: Mapeamento de terras feito pela Epagri/Ciram auxilia Governo no processo de regularização fundiária

Publicado em 17/03/2021 10:27

Um projeto da Epagri/Ciram fez o mapeamento do uso e cobertura da terra de 43 propriedades rurais familiares em Santa Catarina com o objetivo de auxiliar o poder público na regularização desses imóveis, cujas famílias não possuem a documentação da propriedade. Esses dados serão usados pelo Programa Terra Legal, da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, voltado aos pequenos proprietários ou posseiros que não possuem registro de imóveis e por isso vivem em insegurança jurídica e sem ter acesso ao crédito rural.

Segundo o pesquisador Everton Vieira,  o mapeamento foi feito  em pequenas propriedades rurais de até quatro módulos fiscais nos municípios de Cerro Negro, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Lebon Regis, Major Vieira e Otacílio Costa. Nelas foram identificadas atividades agrícolas (lavouras, pastagem, reflorestamento etc), não agrícolas (infraestrutura rural e mineração) além de áreas naturais, como florestas, campos naturais, dentre outros.

A área total mapeada nessas propriedades foi de 748,35ha. “Proporcionalmente, a área correspondente à classe de florestas correspondeu a 31% da área total mapeada, com aproximadamente 232,4ha seguida pelas classes de pastagem com 77,9ha (10%) e os campos naturais com 71,0ha (9%). As classes de menor expressão identificadas no mapeamento foram açudes com 4,7ha e solo exposto com 6,5% que representam cerca de 1% do total cada” explica Everton.

Projeto Terra Legal

O Projeto Terra Legal pretende promover a legalização de todas as propriedades do meio rural com até quatro módulos fiscais no Estado através da regularização fundiária das terras devolutas ou posses e partilhas não regularizadas. A intenção é atender cerca de 9,5 mil famílias rurais que não possuem a documentação da propriedade. As informações levantadas pela Epagri/Ciram se juntam a outros dados  necessários para o processo  de regularização.

Para Everton, essa ação do poder público é de extrema relevância uma vez que contribui tanto para a permanência de agricultores familiares no campo, evitando o êxodo rural e a formação de bolsões de pobreza nas periferias das grandes cidades, quanto permite a posse definitiva do imóvel rural e o acesso por parte dos pequenos produtores rurais catarinenses às políticas públicas, como financiamento e assistência técnica, possibilitando dessa forma a execução plena da função social das pequenas propriedades rurais do Estado de Santa Catarina.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Epagri - SC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário